Home Finanças PessoaisInvestimentos Guia completo da portabilidade de Previdência Privada: tire todas as suas dúvidas

Guia completo da portabilidade de Previdência Privada: tire todas as suas dúvidas

por Leonardo Moric
3 min leitura
Portabilidade de previdência privada

A portabilidade da Previdência Privada é a principal vantagem desse produto de investimento, além de ser um direito de todos os investidores que optam por esse tipo de aplicação.

Você sabia que pode migrar seu dinheiro para outro plano de previdência se estiver insatisfeito com seu plano atual? A migração gratuita de recursos para outro plano ou para outra instituição financeira é um direito dos investidores que possuem plano de previdência.

A portabilidade permite que o investidor transfira seu dinheiro sem a necessidade de resgatar os valores aplicados, pagar Imposto de Renda (IR) ou contratar outro serviço do zero na mesma instituição ou em uma nova.

Se você ficou interessado, confira este artigo e descubra o que é, como funciona, como fazer e em quais ocasiões é vantajoso fazer a portabilidade de Previdência Privada. Bônus: confira a sugestão de um plano de previdência para fazer a portabilidade de seu plano. Vamos lá?

O que é portabilidade de Previdência Privada?

Portabilidade de Previdência Privada é o direito que o investidor tem de mudar de plano ou de instituição financeira se não estiver satisfeito com seu plano atual. Isso é feito sem a necessidade de resgatar os valores para reinvestir, o que poderia levar à cobrança de impostos.

É possível migrar para outro plano da mesma categoria (PGBL ou VGBL) na mesma instituição ou em outra instituição, que pode ser um banco, gestoras de recursos, corretora de investimentos e seguradoras.

Como funciona a portabilidade de Previdência Privada?

Existem duas formas de fazer a portabilidade do plano de previdência: interna e externa. Saiba mais sobre elas:

  • Migração interna – A portabilidade é realizada na mesma instituição, e o investidor muda somente o fundo de previdência em que os recursos estão investidos;
  • Migração externa – A mudança é feita para outra instituição.

A portabilidade da previdência é uma das principais vantagens dessa modalidade de investimento. Isso significa que ela deve acontecer sem impedimentos e não pode ter custos adicionais.

O investidor só precisará entrar em contato com a instituição de destino para a qual deseja migrar seus recursos. Ela entrará em contato com a instituição atual e realizará todo o processo necessário para a portabilidade.

Existem diversos tipos de plano dentro de uma mesma instituição, que podem ter condições, prazos e valores diferenciados. Porém, há apenas duas modalidades de previdência: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

Quando fazer a portabilidade da previdência privada? 

Existem vários motivos para realizar a portabilidade da Previdência Privada. Confira os principais:

Baixa rentabilidade

Seu plano de previdência é um investimento como qualquer outro. O produto no qual seu dinheiro será aplicado (renda fixa, variável ou os dois) vai depender da gestão da instituição contratada, seu plano e seu perfil de investidor. 

Se você notar que seu rendimento está abaixo da meta do plano ou do indexador usado (IPCA ou CDI, por exemplo), poderá solicitar a migração. O ideal é que a rentabilidade esteja alinhada aos riscos que você concordar em correr.

Altas taxas

Os custos do plano contratado também podem ser um motivo para solicitar a portabilidade. Os planos de previdência costumam ter duas taxas principais. São elas a de administração e a de carregamento. Também existem fundos que cobram a taxa de performance. 

Normalmente, a taxa de administração, referente à prestação dos serviços da instituição, é cobrada sobre o valor total do investimento todos os anos. Já a de carregamento é cobrada sobre os aportes e o resgate, ou seja, são taxas de entrada e saída.

O valor dessas taxas varia de acordo com a política da instituição e está atrelado ao valor do investimento e à quantidade de aportes realizados. Essas taxas variam de acordo com a instituição financeira. Por isso, é necessário fazer uma boa pesquisa para saber se os valores pagos são condizentes.

Vale salientar que atualmente muitas instituições não cobram mais a taxa de carregamento. Por isso, evite investir em planos de previdência que apliquem essa cobrança, já que ela corrói a sua rentabilidade no longo prazo.

Estratégia de investimento 

Alguns fundos de previdência estão mais expostos à renda fixa, enquanto outros aplicam mais em renda variável. Os últimos têm um potencial de rentabilidade maior no longo prazo, mas o investidor fica mais exposto a riscos e volatilidade. Por outro lado, a renda fixa é mais segura e previsível. Porém, tem um rendimento menor.

Os investimentos em previdência privada estão expostos a todas essas variantes.

Se você iniciou seu plano com um perfil mais conservador e, após um tempo, decidiu que queria se expor mais à renda variável, pode fazer a portabilidade de plano. Se a instituição não tiver um fundo com essa característica, pode fazer a portabilidade para outra instituição.

Insatisfação com a instituição 

Se você não estiver satisfeito com a instituição financeira por qualquer motivo, como:

  • Atendimento ruim;
  • Suporte insatisfatório;
  • Falta de transparência;
  • Ineficiência da plataforma, etc.

Também pode solicitar a migração para outra instituição financeira.

Como fazer portabilidade de Previdência Privada?

Para fazer a migração de plano, o investidor precisará reunir informações do plano atual e enviar para a nova instituição. Ela cuidará de todo o procedimento de portabilidade, e você só precisará aguardar a resposta.

Na Grão, por exemplo, a portabilidade pode ser solicitada direto no aplicativo, seguindo estes passos:

  • Acesse o app da Grão;
  • Faça seu login;
  • Clique no botão “Investir” ou diretamente no botão “Portabilidade”;
  • Informe o número Susep e do certificado ou apólice;
  • Escolha a modalidade e o regime tributário de seu plano de origem;
  • Defina o valor do resgate;
  • Informe os beneficiários do novo plano na Grão;
  • Confirme a solicitação;
  • Digite sua senha. 

O aplicativo da Grão fará a solicitação para a seguradora do plano, e você só precisará acompanhar o status da portabilidade.

Vantagens de realizar a portabilidade

Não há a necessidade de resgate

Se você tiver outro tipo de aplicação, precisará fazer o resgate de seu dinheiro, pagar impostos e realocar os valores em um outro produto. Mas, na previdência, é possível fazer a portabilidade sem o resgate ou o pagamento de encargos.

Tabela de tributação mantida

Quando você faz a portabilidade de planos que usam a tabela regressiva do IR, a contagem do prazo de redução da tributação continua a mesma. 

Escolher um plano melhor

A principal vantagem de fazer a portabilidade do plano de previdência é a possibilidade de trocar um plano que não oferece uma boa rentabilidade por outro melhor. Assim, você terá mais chances de construir patrimônio no longo prazo.

Dica extra: faça a portabilidade para a previdência ARCA Grão

O plano de previdência ARCA Grão é diversificado e tem as menores taxas do mercado. Ele foi criado para ser uma opção com alta rentabilidade e taxas reduzidas para ajudar o investidor a realizar seus planos de médio e longo prazo. Confira as principais vantagens do fundo:

Taxas 

O fundo ARCA Grão possui uma taxa de administração de somente 0,59% ao ano, o que o coloca entre os 10% de fundos com menores taxas de administração do mercado de previdência privada. 

Além disso, não são cobradas as taxas de carregamento (entrada e saída) e de performance.

Metodologia

O ARCA Grão tem como base a metodologia idealizada e praticada pelo influenciador Thiago Nigro, o Primo Rico, que se mostrou eficaz no longo prazo. A alocação dos fundos é feita da seguinte maneira:

  • A – Ações (30%);
  • R – Real Estate (10%);
  • C – Caixa (40%);
  • A – Ativos internacionais (20%).

A intenção é garantir mais eficiência para esta carteira, gerando retornos acima da metodologia no longo prazo.

Conclusão

A portabilidade da previdência privada é uma das maiores vantagens desse tipo de investimento. Nela, o investidor não precisa fazer o resgate ou pagar impostos para mudar de plano ou de instituição financeira, caso não esteja satisfeito com seu plano.

Se você está em busca de um plano de previdência com os melhores resultados, conheça o ARCA Grão e faça sua portabilidade hoje mesmo!

Acesse o app para realizar a sua portabilidade!

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.