Home Esportes Portugal vence a República Tcheca por 2 x 1

Portugal vence a República Tcheca por 2 x 1

Conceição, de 21 anos, aproveitou um erro de Robin Hranac para marcar à queima-roupa

por Reuters
3 min leitura

Francisco Conceição saiu do banco de reservas para marcar nos acréscimos o gol que deu à Portugal a vitória por 2 x 1 sobre a República Tcheca nesta terça-feira, pela primeira rodada do Grupo F da Eurocopa 2024.

Conceição, de 21 anos, aproveitou um erro de Robin Hranac para marcar à queima-roupa, no terceiro minuto dos acréscimos, momentos depois de Portugal ficar cabisbaixo pela anulação do gol de Diogo Jota por um impedimento confirmado pelo VAR.

Os tchecos haviam surpreendido os torcedores portugueses no estádio de Leipzig quando abriram o placar de repente, aos 17 minutos do segundo tempo, com uma linda batida com curva de Lukas Provod, que ameaçou causar uma grande zebra.

No entanto, o azarado Hranac marcou um gol contra sete minutos depois para desencadear uma reta final frenética, na qual Portugal arrancou os três pontos para empatar com a Turquia, que venceu a Georgia por 3 a 1 mais cedo nesta terça-feira, na liderança do grupo.

A partida contra a República Tcheca deveria ser tranquila para Portugal, muito bem cotado e que chegou ao torneio após uma campanha impecável de classificação, durante a qual venceu todas as 10 partidas, marcando 36 gols e sofrendo apenas dois.

Mas, como tantas vezes acontece nas grandes competições, o roteiro precisou ser reescrito às pressas.

Portugal, previsivelmente, dominou a posse de bola e se posicionou no território tcheco desde o começo, mas enfrentou uma resistência obstinada, e o disciplinado time de Ivan Hasek manteve os portugueses à distância.

Apesar de toda a posse de bola, as chances de Portugal foram limitadas. Rafael Leão foi a válvula de escape mais criativa, com arrancadas pelo lado esquerdo, mas um mergulho teatral lhe rendeu um cartão amarelo no primeiro tempo.

Como era de se esperar, Cristiano Ronaldo esteve no centro da maioria dos ataques de Portugal, desperdiçando a melhor chance do primeiro tempo ao receber o passe em profundidade de Bruno Fernandes, apenas para ser frustrado pelo goleiro Jindrich Stanek, que se engrandeceu para defender o chute do atacante de maneira brilhante.

Ronaldo teve outro chute afastado por Stanek pouco antes do intervalo e uma cabeçada desviada para cima após o recomeço, mas não demorou para Portugal ser atingido por um duro golpe.

Do absoluto nada, os tchecos trabalharam a bola e Vladimir Coufal acionou Provod, que bateu com curva além do alcance do goleiro Diogo Costa e encontrou o fundo das redes.

A vantagem, no entanto, não teve vida longa.

Portugal empatou com mais do que um pouco de sorte. Um cruzamento à segunda trave foi cabeceado para o gol por Nuno Mendes, mas a defesa de Stanek ricocheteou no joelho do zagueiro Hranac e entrou no seu próprio gol.

Portugal pensou que havia arrancado a vitória quando Ronaldo cabeceou na trave e Jota converteu o rebote, mas o assistente de vídeo rapidamente determinou que Ronaldo estava um pouco à frente no lance.

Não fez diferença, no fim das contas, porque Hranac furou uma tentativa de afastar a bola, e Conceição aproveitou para marcar o gol da vitória de Portugal.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.