dinheirama-post-poupadores-sao-mais-atraentes-gastadoresUma pesquisa divulgada recentemente nos Estados Unidos mostra que, além do campo das finanças, a atitude de poupar pode ajudar também em outra área: a dos relacionamentos. Poupar uma parte do dinheiro que se ganha é uma das chaves do sucesso financeiro, proclamam todos os especialistas em finanças pessoais. O que mais?

Segundo o estudo, feito pelo professor de marketing Scott Rick e pela estudante de doutorado em marketing Jenny G. Olson, da Universidade de Michigan, pessoas poupadoras são vistas como mais atraentes (até fisicamente) pelos outros.

A conclusão da pesquisa foi que as pessoas mostradas como econômicas pareciam mais interessantes quando o assunto era uma relação romântica. Em segundo lugar apareceram os equilibrados e, em último, os gastadores.

Para os pesquisadores, o resultado desmente a ideia de que ostentar bens, como um carro novo ou um imóvel de alto padrão, ajuda a atrair parceiros.

Os poupadores eram mais atraentes porque aparentavam ter mais autocontrole e, assim, pareciam ser mais capazes de levar a sério um compromisso, extrair dele o melhor possível e sustentá-lo de forma mais duradoura.

A característica influenciou até na atração física exercida sobre os voluntários. Quem participou do teste considerou que os poupadores tinham mais disciplina para levar dietas adiante e fazer exercícios físicos regularmente. Assim, eles eram, também, fisicamente mais interessantes.

Os poupadores também foram vistos como menos aventureiros, divertidos e emocionantes do que os gastadores. Mas, para os voluntários, ainda assim eles eram mais interessantes – poupadores foram vistos como excelentes companheiros para objetivos mais sérios e de longo prazo.

A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos em época de crise e os próprios autores fazem uma ressalva com relação a isso. Dizem não saber qual seria o resultado da pesquisa caso o país estivesse com a economia melhor.

O estudo chama-se “A Penny Saved Is a Partner Earned: The Romantic Appeal of Savers” e você pode baixá-lo clicando aqui. Vale a pena dar uma lida e se aprofundar um pouco melhor no assunto, a pesquisa é bem interessante.

O que você achou dos resultados dessa pesquisa? Concorda? Discorda? Deixe sua opinião no espaço de comentários abaixo. Até a próxima.

Fonte: UOL. Foto piggy bank, Shutterstock.

Igor Oliveira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários