Muitos brasileiros depositam dinheiro na poupança como forma de planejar o futuro. De uns tempos pra cá, aqueles que o fazem com mais afinco costumam recorrer à “poupança programada”. Por meio dela, é possível debitar um valor da conta-corrente para a poupança de maneira automática. Assim, o cliente não tem o trabalho de dirigir-se aos canais de atendimento todo santo mês. No entanto, é fundamental que ele mantenha as contas em dia para sobrar o valor mensal programado.
Você sabe que pensar no futuro é indispensável, mas para isso é fundamental se organizar e planejar com afinco os seus gastos. Muitas vezes para conseguir melhores resultados e priorizar o futuro será necessário reduzir o padrão de vida. É uma decisão difícil, abrir mão do agora pelo futuro, mas fazendo as escolhas certas e lidando bem com possíveis frustrações garantimos agora qualidade de vida lá na frente, simples assim.
Nos últimos anos acompanhamos de perto a economia do Brasil e nos deparamos com inflação em alta e para combater o dragão da inflação o Banco Central adotou um ciclo de aumentos nas taxa básica de juros, a Selic. A maioria dos analistas concorda que o aumento dos juros é um remédio amargo mais necessário.
Acontece que com a taxa Selic a 10,5% neste início de 2014, a poupança garante rendimento de 0,5% ao mês mais a TR (Taxa Referencial). Portanto, sinto informar que ela não é o melhor investimento do momento! Durante boa dos últimos meses quem investiu em caderneta de poupança viu sua aplicação perder para inflação oficial (IPCA) e perdeu a oportunidade de investir em produtos tão seguros e com rentabilidades melhores.
Então qual seria exatamente um “bom investimento”?
Um bom investimento é todo aquele dinheiro que você aplica agora e que no futuro vai render mais do que a inflação. O Tesouro Direto, por exemplo, é uma opção de investimento em renda fixa pra quem busca uma rentabilidade mais competitiva que a poupança sem abrir mão de segurança. Por meio dele é possível comprar títulos públicos do governo recebendo em troca juros todo mês.
A rentabilidade aproximada desses títulos depende do período investido: a NTN-F com vencimento em 01/01/23, por exemplo, paga rendimentos pré-fixados em 12,97%, enquanto a NTN-B Principal com vencimento em 15/05/2035 (se somado a inflação de 5,91% de 2013 mais juros de 6,78%), pagará no final da vida útil do título 12,69%.
É importante salientar que todos esses rendimentos são maiores que o da caderneta de poupança (aproximadamente 6%) e também do CDI (10,27%).
Então que tal programar investimentos em Tesouro Direto?
Ao pensar nas pessoas que querem começar a investir, mas que não têm tempo ou experiência suficientes que nós da corretora Rico criamos o Investimento Programado. Com ele, todos podem aplicar em Tesouro Direto de forma rápida e simples. É só autorizar o débito no seu banco uma vez só e pronto. Não é preciso ter disciplina e conhecimento pra acompanhar o mercado financeiro, nossos especialistas cuidam de tudo pra você! Inclusive, selecionam as melhores opções de investimento de acordo com seu perfil.
A grande vantagem do Investimento Programado é que apesar de ser um serviço automático, você pode cancelar a qualquer momento sem custo adicional.
Preparei um vídeo bem rápido falando um pouco mais sobre como é simples aderir ao investimento programado:
Lembre-se o futuro chega rápido e as escolhas que você realiza todos os dias terão alto impacto em sua qualidade de vida no futuro.
Até a próxima.
Foto Shutterstock. Nest Full of Money for Savings.
Comentários