Home Economia e Política Poupança tem 3º mês seguido de saques líquidos em setembro, de R$ 5,8 bi

Poupança tem 3º mês seguido de saques líquidos em setembro, de R$ 5,8 bi

por Reuters
0 comentário

 A caderneta de poupança teve em setembro o terceiro mês seguido de saques líquidos, embora tenha perdido força em relação ao valor registrado no mês anterior, de acordo com dados do Banco Central divulgados nesta sexta-feira.

A aplicação financeira mais procurada pelos brasileiros registrou retirada líquida de 5,835 bilhões de reais em setembro, contra saques de 10,075 bilhões de reais no mês anterior. Em setembro de 2022, houve saques de 5,903 bilhões de reais.

Em 2023, somente o mês de junho apresentou depósitos líquidos na poupança.

No mês passado, os saques superaram os depósitos no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) em 5,563 bilhões de reais. Já na poupança rural, as retiradas líquidas foram de 272,824 milhões de reais.

Os recorrentes saques na poupança neste ano acontecem em um cenário de juros ainda elevados, embora o Banco Central tenha dado início a um ciclo de cortes que já reduziu a Selic em 1 ponto percentual, a 12,75%.

Os juros altos reduzem a competitividade da poupança frente a outros investimentos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.