Home Economia e Política Poupança tem entrada líquida de R$ 12,756 bi em junho

Poupança tem entrada líquida de R$ 12,756 bi em junho

No acumulado do primeiro semestre de 2024, porém, a poupança registrou retirada líquida de 2,793 bilhões de reais

por Reuters
3 min leitura

A caderneta de poupança teve entradas líquidas de 12,756 bilhões de reais em junho, maior volume desde dezembro do ano passado, no terceiro mês do ano com resultado positivo, informou o Banco Central nesta sexta-feira.

No acumulado do primeiro semestre de 2024, porém, a poupança registrou retirada líquida de 2,793 bilhões de reais.

Em dezembro do ano passado houve entrada líquida de 13,772 bilhões de reais na poupança. Em maio deste ano, o saldo havia sido positivo em 8,227 bilhões de reais.

Em junho, houve saldo positivo de 8,882 bilhões de reais no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), enquanto a poupança rural registrou depósitos líquidos de 3,873 bilhões de reais.

A rentabilidade atual da caderneta de poupança é dada pela taxa referencial (TR) mais uma remuneração fixa de 0,5% ao mês. Esta fórmula vale enquanto a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano.

O Banco Central no mês passado decidiu manter a Selic em 10,50% ao ano, interrompendo o ciclo de cortes que havia começado em agosto de 2023. A autoridade monetária volta a se reunir no fim deste mês.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.