A marca de luxo italiana Prada disse que olhou para o passado para buscar inspirações para sua mais recente linha de roupas femininas na Semana de Moda de Milão nesta quinta-feira, apresentando uma coleção que brincava com contrastes e toques femininos.
Os estilistas Miuccia Prada e Raf Simons deram início ao desfile outono/inverno 2024, chamado “Instinctive Romance”(Romance Instintivo, em inglês), com um vestido todo preto com enfeites de babados.
A dupla criativa cortou saias de lã escura para revelar uma camada de seda branca ou colorida por baixo ou atrás.
Havia jaquetas bomber, um casaco que lembrava as silhuetas dos anos 50 e saias lápis finas usadas com malhas justas.
“Nós nos esforçamos para criar algo bonito e não podemos falar de beleza sem olhar para o passado”, disse Simons nas notas do desfile. “Neste momento complicado, é essencial conhecer nossa história, quem somos.”
De modo geral, os estilistas escolheram uma silhueta esguia: algumas modelos usaram camisas abotoadas enfiadas em saias até o chão em cores suaves e claras.
Os vestidos sem mangas eram em creme ou rosa, com enfeites florais. Alguns tinham laços, uma característica também vista na parte de trás de algumas saias e em cintos de fita.
“Analisamos a ideia de romance, que talvez ainda seja considerada um tabu no momento, especialmente na moda”, disse Miuccia Prada.
“Os vestidos desta coleção revelam um senso de romance.”
A Prada é conhecida por seus artigos de couro e as modelos usavam suas bolsas suspensas por uma alça na parte inferior dos braços. Os chapéus lembravam bonés militares, e algumas modelos usavam óculos escuros de armação pequena.
Uma seleção de looks pretos encerrou o desfile, onde uma passarela transparente dava vista para um cenário projetado para parecer um riacho e grama.
Giorgio Armani também usou muito preto em sua segunda linha, Emporio Armani.
As modelos usaram roupas pretas para o dia e para a noite, algumas delas com brilhos prateados ou coloridos.
Ele combinou ternos de calça com camisas longas, ofereceu uma variedade de blazers chiques e casacos elegantes, além de vestidos macios e esvoaçantes em marfim com estampas em rosa e azul.
Enfeites de Lua e estrelas adornavam alguns trajes, incluindo as criações pretas para o final, em que modelos carregando guarda-chuvas caminhavam sob neve falsa caindo.
“Eu queria ser consistente com minhas crenças, roupas que você veste, há alguns pontos que são um pouco exagerados… mas eu sinto que tudo é muito usável”, disse Armani aos repórteres.
A Semana de Moda de Milão, uma das quatro paradas durante o calendário de desfiles de um mês, acontece até segunda-feira.