Home Colunistas Precatórios: uma ferramenta para a aposentadoria tranquila

Precatórios: uma ferramenta para a aposentadoria tranquila

Em um período de 30 anos, um fundo baseado em ativos judiciais teria um retorno de 250 vezes, descontada a inflação

por Eduardo Gouvêa
3 min leitura
Eduardo Gouvêa

A aposentadoria é um momento especial na vida de todo trabalhador. É a hora de desfrutar os frutos de anos de trabalho, mas também pode trazer preocupações financeiras. No Brasil, a previdência oficial está longe de bastar para garantir tranquilidade nessa etapa. Por isso, quem tem a oportunidade e o planejamento adequado busca alternativas para criar um colchão de segurança e ter o respiro financeiro desejado.

Normalmente, as pessoas se voltam para investimentos tradicionais, os mais divulgados por bancos e corretoras. Porém, as incertezas que rondam nossa economia e a volatilidade dos mercados fazem com que muitos busquem também por opções alternativas que sejam seguras e rentáveis para garantir uma aposentadoria confortável.

É nesse cenário que entram os precatórios, um tipo de ativo que ainda não recebe a devida atenção como ferramenta no planejamento de aposentadoria, mas que vem ganhando espaço no mercado. Com minha experiência de décadas lidando com esses ativos, estou cada vez mais convencido de que os precatórios têm um potencial subestimado para compor uma estratégia financeira eficaz de longo prazo.

Exemplo disso é um estudo que conduzimos na Droom Investimentos, com dados oficiais e de mercado. Pelo nosso levantamento, em um período de 30 anos, um fundo baseado em ativos judiciais teria um retorno de 250 vezes, descontada a inflação. Em comparação, no mesmo período os planos comuns de previdência privada devolve ao investidor 5,5 vezes o valor investido.

Gráfico 555
(Fonte: Eduardo Gouvêa)

Como usar a favor da sua aposentadoria

Precatórios são ordens de pagamento emitidas pelo governo para quitar dívidas reconhecidas pela Justiça, geralmente resultantes de decisões contra órgãos públicos. Embora tenham baixo risco, devido ao pagamento garantido pelo Estado, o momento exato do recebimento pode ser incerto.

Justamente essa incerteza torna os precatórios uma opção interessante para o planejamento da aposentadoria, tanto para quem os possui quanto para quem deseja diversificar suas carteiras de investimento. 

Empresas como a Droom Investimentos selecionam precatórios com alta rentabilidade e segurança quanto ao recebimento e, por tecnologias como a tokenização, transformam esses ativos em alternativas acessíveis para diversos perfis de investidores.

O surgimento de um mercado mais democrático de investimentos em ativos judiciais faz com que deter precatórios deixe de ser um problema e se torne uma oportunidade.

Mas como em todo setor emergente e de alto potencial, vale um alerta: a democratização do tema certamente atrairá cada vez mais pessoas interessadas em intermediar esse tipo de operação, o que só reforça a necessidade de, sempre que for negociar um precatório, buscar profissionais que tenham conhecimento e tempo de mercado, reforçando sua idoneidade e promovendo uma oportunidade segura para todos os envolvidos.

Tomado esse cuidado, hoje, é cada vez mais viável vender esses ativos, obtendo imediatamente valores que, de outra forma, levariam anos para serem liberados. Por isso, gosto de dizer que essa é uma forma de antecipar sonhos — inclusive o de viver uma aposentadoria tranquila.

Ao converter o ativo em dinheiro, é possível usar o valor para complementar a renda mensal, investir em novos projetos ou criar uma reserva de segurança para imprevistos. O ideal é usar parte do montante da venda para investimentos diversificados, incluindo ativos judiciais, que garantem alta rentabilidade atrelada à segurança jurídica.

Como funciona a venda de precatórios, na prática?

Nos últimos anos, o mercado de precatórios passou por um amadurecimento significativo, com a entrada de novos players e o crescente interesse de investidores institucionais e estrangeiros. Hoje, fintechs e plataformas especializadas simplificam a venda de precatórios, conectando diretamente credores a investidores interessados.

Essas plataformas, impulsionadas pela tecnologia, garantem transparência e segurança no processo, oferecendo taxas competitivas e democratizando o mercado, beneficiando tanto investidores quanto vendedores.

Se você possui precatórios, acredito que após ler este artigo esteja considerando vendê-los para melhorar seu planejamento financeiro e garantir mais qualidade de vida na aposentadoria. Nessa hora, a principal orientação é escolher plataformas sólidas, com uma equipe experiente e especializada nesse mercado. A Droom Investimentos, empresa que fundei depois de três décadas como advogado especializado neste tema, é um exemplo de quem conduz processos seguros para todos os envolvidos.

Aproveite as oportunidades que este mercado oferece para garantir uma combinação única de conforto financeiro, diversificação de investimentos e segurança sobre seu futuro. No mundo financeiro atual, explorar novas possibilidades deixou de ser apenas uma escolha — é uma necessidade.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.