33dias Topo
Home Agronegócio Preço do açúcar precisa superar máxima de 12 anos para equilibrar mercado, diz Dreyfus

Preço do açúcar precisa superar máxima de 12 anos para equilibrar mercado, diz Dreyfus

O açúcar bruto de março estava sendo negociado a 27,62 centavos de dólar por libra-peso no final das negociações de terça-feira

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Freepik/@fabrikasimf)

Problemas logísticos “prenderam” o açúcar no Brasil, o maior produtor global, o que significa que os preços mundiais precisam subir acima das atuais máximas de 12 anos para conter a demanda e equilibrar o mercado, disse a Louis Dreyfus Company (LDC) na terça-feira.

Os formuladores de políticas globais ainda estão lutando contra a inflação dos preços dos alimentos e, embora os preços de alguns alimentos básicos tenham caído, os do açúcar, usado em bem mais da metade de todos os alimentos e bebidas embalados, continuam inflacionados.

“Embora haja muito açúcar no Brasil, o açúcar está preso”, disse Luca Meierhofer, chefe de comércio físico da LDC, aos delegados em um seminário da Organização Internacional do Açúcar.

Ele disse que, embora o mundo precise de cerca de 3,5 milhões de toneladas métricas por mês do Brasil, o país só pode exportar, no máximo, 3 milhões.

(Imagem: Reprodução/Freepik/@jcomp)
(Imagem: Reprodução/Freepik/@jcomp)

Além disso, suas exportações de açúcar cairão para cerca de 2 milhões de toneladas em janeiro, já que as exportações de soja terão prioridade.

Como nenhuma outra região pode aumentar a produção ou as exportações no momento, isso deixará o mercado em um déficit comercial de açúcar, mesmo que, no papel, a produção e o consumo estejam mais ou menos equilibrados.

“Precisamos que o mercado chegue a um nível em que comecemos a racionar a demanda. Em 2010, não vimos realmente nenhuma reação abaixo de 30 centavos de dólar. (Hoje), ajustado pela inflação, você pode imaginar que esse número é maior”, disse Meierhofer.

O açúcar bruto de março estava sendo negociado a 27,62 centavos de dólar por libra-peso no final das negociações de terça-feira, não muito distante da máxima de 12 anos de cerca de 28 centavos atingida recentemente.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.