Home Economia e Política Preço do diesel sobe quase 1% nos postos, aponta Ticket Log

Preço do diesel sobe quase 1% nos postos, aponta Ticket Log

O diesel S-10, o mais consumido no país, havia registrado queda de 1,5% nas bombas em julho

por Reuters
0 comentário
(Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O preço do diesel S-10 acumulou alta de quase 1% no primeiro decêndio de agosto nos postos brasileiros, para uma média de 5,17 reais o litro, invertendo uma tendência de queda recente, apontou nesta sexta-feira o Índice de Preços Ticket Log (IPTL)

O diesel S-10, o mais consumido no país, havia registrado queda de 1,5% nas bombas em julho, segundo o IPTL, que levanta a informação com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, marca da Edenred Brasil.

Já o diesel comum foi comercializado 5,05 reais o litro, com aumento de 0,60% quando comparado a julho.

“Depois de reduções identificadas nos últimos meses e desaceleração no recuo dos preços identificada em julho, o preço médio do litro do diesel ficou mais caro para os motoristas brasileiros no início de agosto, reflexo da movimentação de mercado de oferta e demanda crescente pelo combustível”, comentou o diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina.

“Por esse motivo, tivemos um leve aumento no diesel comum e S-10, de 0,03 e de 0,05 real, sucessivamente.”

A alta acontece em momento em que o mercado se preocupa com eventuais restrições de oferta, já que a Petrobras, principal supridora do produto, tem mantido o preço do seu diesel nas refinarias, enquanto importadores veem pouca atratividade para compras de um combustível mais caro exterior. O Brasil importa grandes volumes de derivados de petróleo.

Contudo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira que não há risco de desabastecimento de combustíveis no Brasil, ao comentar sobre a defasagem dos preços atuais praticados pela Petrobras.

Na análise regional, segundo o levantamento da Ticket Log, apenas o Centro-Oeste e o Sudeste registraram redução no preço do litro do diesel comum no primeiro decêndio, de 0,59% e de 0,40%, respectivamente.

Ainda assim, o preço médio mais baixo para o tipo comum e o S-10 foram encontrados na região Sul, a 4,95 e 5,00 reais.

Os aumentos mais expressivos para os dois tipos foram identificados no Nordeste, onde o comum ficou 2,95% mais caro e fechou a 5,23 reais, e o S-10 aumentou 2,75% e foi comercializado a 5,24 reais/litro.

Entre os destaques de alta no Brasil, segundo o levantamento a Bahia liderou com o maior avanço para o diesel S-10, de 5,84%, que fechou a 5,44 reais/litro. O Estado é atendido pela refinaria de Mataripe, uma grande unidade de refino privada.

A maioria dos outros Estados brasileiros é atendida por produto da Petrobras ou importado.

O litro do diesel mais barato foi encontrado nas bombas de Pernambuco, a 4,97 real/litro, acrescentou a Ticket Log.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.