Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Preços ao consumidor da China têm estabilidade em setembro

Preços ao consumidor da China têm estabilidade em setembro

O núcleo da inflação anual, excluindo os preços de alimentos e combustíveis, subiu 0,8%, em linha com agosto

por Reuters
3 min leitura

Os preços ao consumidor da China vacilaram e os preços de fábrica encolheram um pouco mais rápido do que o esperado em setembro, com ambos os indicadores mostrando pressões deflacionárias persistentes na segunda maior economia do mundo.

Finclass Vitalício Quadrado

O índice de preços ao consumidor ficou inalterado em setembro em relação ao mesmo período do ano anterior, mostraram os dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China nesta sexta-feira, ficando abaixo da previsão de ganho de 0,2% em uma pesquisa da Reuters. O IPC havia subido 0,1% em agosto.

O núcleo da inflação anual, excluindo os preços de alimentos e combustíveis, subiu 0,8%, em linha com agosto.

Já o índice de preços ao produtor caiu 2,5% em relação a um ano antes, no 12º mês consecutivo em território negativo, embora o ritmo de queda tenha diminuído em relação a agosto. Economistas haviam previsto queda de 2,4% em setembro.

“A inflação da China em zero indica que a pressão deflacionária na China ainda é um risco real para a economia. A recuperação da demanda interna não é forte sem um impulso significativo do apoio fiscal”, disse Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management.

“Os danos causados pela desaceleração do setor imobiliário na confiança do consumidor continuam a pesar sobre a demanda das famílias.”

Finclass Vitalício Quadrado

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.