Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Preços ao produtor da zona do euro caem em julho

Preços ao produtor da zona do euro caem em julho

Os preços dos bens de capital, como máquinas e ferramentas, e dos bens de consumo duráveis aumentaram 0,2%, enquanto os preços dos bens não duráveis subiram 0,1%

por Reuters
3 min leitura

Os preços ao produtor da zona do euro caíram pelo sétimo mês consecutivo em julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira, em forte queda na comparação com o ano anterior, o que possivelmente oferecerá algum conforto ao Banco Central Europeu.

Finclass Vitalício Quadrado

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que os preços nos portões das fábricas nos 20 países que usam o euro caíram 0,5% em julho em relação a junho e 7,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal de 0,6% e um declínio anual de 7,6%.

Os preços ao produtor são uma indicação inicial das tendências da inflação ao consumidor, que o BCE quer manter em 2,0% no médio prazo, mas que ficou em 5,3% em agosto.

O BCE aumentou as taxas de juros no ritmo mais rápido já registrado, levando-as a um pico de mais de duas décadas, mas levantou a possibilidade de uma pausa em sua reunião de setembro.

A queda mensal dos preços ao produtor da zona do euro em julho se deveu a uma redução de 1,2% nos preços de bens intermediários, como aço, açúcar ou madeira, e por uma queda de 0,9% nos custos de energia.

Finclass Vitalício Quadrado

Os preços dos bens de capital, como máquinas e ferramentas, e dos bens de consumo duráveis aumentaram 0,2%, enquanto os preços dos bens não duráveis subiram 0,1%.

Em relação ao ano anterior, os custos de energia caíram acentuadamente, e os preços dos bens intermediários também tiveram queda. Os preços de bens de capital, duráveis e não duráveis subiram ao menos 4%, embora esses aumentos de preços tenham se atenuado de forma constante desde o final de 2022.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.