Home Economia Preços ao produtor no Brasil caem em julho pela 6ª vez seguida

Preços ao produtor no Brasil caem em julho pela 6ª vez seguida

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Produtor (IPP) recuou 0,82% em julho na comparação com junho

por Reuters
3 min leitura
Brasil

Os preços ao produtor no Brasil recuaram pela sexta vez seguida em julho, marcando a primeira vez em que apresentam deflação por seis meses consecutivos e atingindo a taxa mais baixa em 12 meses desde o início da série histórica em 2014.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Produtor (IPP) recuou 0,82% em julho na comparação com junho.

O resultado levou o índice acumulado em 12 meses a uma queda de 14,07%, menor nível desde o início da pesquisa.

“Uma das explicações é a queda do dólar. Com isso, o preço em real do produto exportado diminui e, ao mesmo tempo, o custo das matérias-primas que são importadas também fica menor”, explicou Murilo Alvim, analista da pesquisa no IBGE.

Entre as 24 atividades analisadas, o IBGE apontou que 16 tiveram queda de preços na comparação mensal. A maior influência partiu da queda de 1,36% dos custos de alimentos.

“Além do dólar, há uma tendência de queda em diversas commodities. Com isso, o setor de alimentos apresentou maiores reduções nos grupos de carnes e laticínios, explicadas pela diminuição do custo de aquisição de commodities como o milho e soja, que são os principais componentes da ração para os animais”, disse Alvim.

Entre as grandes categorias econômicas, todas tiveram queda em julho. Os preços de bens de consumo caíram 1,19%, enquanto os bens intermediários recuaram 0,63% e os bens de capital tiveram queda de 0,42%.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

Veja o documento:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.