Home Mercados Preços do petróleo sobem 2%, atingindo o maior nível em 4 meses

Preços do petróleo sobem 2%, atingindo o maior nível em 4 meses

Na China, o maior importador de petróleo do mundo, a produção industrial e as vendas no varejo superaram as expectativas no período de janeiro a fevereiro

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Freepik/@ArtPhoto_studio)

Os preços do petróleo subiram cerca de 2%, atingindo o maior nível em quatro meses nesta segunda-feira, devido à redução das exportações de petróleo bruto do Iraque e da Arábia Saudita e aos sinais de maior demanda e crescimento econômico na China e nos Estados Unidos.

Os contratos futuros do petróleo Brent (BRENT) subiram 1,55 dólar, ou 1,8%, para fecharem a 86,89 dólares por barril, enquanto o petróleo WTI  (WTI) dos EUA subiu 1,68 dólar, ou 2,1%, para fechar a 82,72 dólares.

Isso levou ambos os índices de referência para o território tecnicamente sobrecomprado, com o Brent fechando em seu maior nível desde 31 de outubro e o WTI fechando em seu patamar mais alto desde 27 de outubro.

Do lado da oferta, o Iraque, o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), disse que reduziria as exportações de petróleo para 3,3 milhões de barris por dia nos próximos meses para compensar o fato de ter excedido sua cota da Opep+ desde janeiro, uma promessa que reduziria os embarques em 130.000 barris por dia em relação ao mês passado.

Em janeiro e fevereiro, o Iraque bombeou muito mais petróleo do que uma meta de produção estabelecida em janeiro, quando vários membros da Opep e aliados como a Rússia, um grupo conhecido como Opep+, concordaram em apoiar o mercado.

Na Arábia Saudita, o maior produtor da organização, as exportações de petróleo caíram pelo segundo mês consecutivo, de 6,308 milhões de barris por dia em dezembro para 6,297 milhões de barris por dia em janeiro.

(Imagem: REUTERS/Alexander Manzyuk)
(Imagem: REUTERS/Alexander Manzyuk)

Na China, o maior importador de petróleo do mundo, a produção industrial e as vendas no varejo superaram as expectativas no período de janeiro a fevereiro, marcando um início sólido para 2024 e oferecendo algum alívio a autoridades, mesmo que a fraqueza do setor imobiliário continue sendo um entrave para a economia e a confiança.

A produção de petróleo bruto da China em janeiro e fevereiro aumentou 3% em comparação com os mesmos dois meses no ano passado, conforme as refinarias aumentaram a produção para atender à forte demanda por combustíveis de transporte durante o movimentado período de viagens do Ano Novo Lunar.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.