Home EconomiaAgronegócio Prefeito de Sorriso conversa com tradings para atrair indústrias de soja

Prefeito de Sorriso conversa com tradings para atrair indústrias de soja

Ari Lafin disse que já conversou com representantes da Cargill e da chinesa Cofco sobre plano de atrair investimentos para município

por Reuters
3 min leitura
Soja

 O prefeito de Sorriso, município mato-grossense que é o maior produtor de soja do mundo, afirmou nesta segunda-feira ter conversado com tradings do agronegócio para atrair investimentos no processamento da oleaginosa e outros grãos para sua cidade.

Em evento com investidores em São Paulo, o prefeito Ari Lafin afirmou que terá reunião com executivos da Bunge na terça-feira, e que quer atrair mais quatro processadoras de grãos para a cidade.

Thiago Nigro lança MBA com convites para trabalhar na XP e Grupo Primo e 100% de cashback

Caramuru e FS já operam no município, que também é o maior produtor de milho do país. Enquanto a Caramuru conta com uma processadora de soja, a FS produz etanol e derivados de milho em Sorriso.

Lafin disse que já se reuniu com representantes da Cargill e da chinesa Cofco sobre seu plano de atrair investimentos para município.

Segundo o prefeito, a Cofco tem duas unidades de armazenagem na cidade e já conversou sobre a possibilidade em esmagar soja no município no passado.

Ele contou que uma delegação de Sorriso visitou a China e conversou com a Cofco em 2018.

“Nosso objetivo, como gestores públicos, e isto tem que partir dos prefeitos… é trabalhar para que essas empresas não só armazenem, mas que elas possam transformar os produtos aqui no Brasil”, afirmou Lafin após fazer uma apresentação sobre o potencial econômico da cidade a investidores.

Ele ponderou que a Cofco possui uma esmagadora em Rondonópolis, onde tem também uma usina de biodiesel, mas que tende a preferir processar a soja na própria China.

Em relação à possibilidade de a norte-americana Cargill processar soja no município de Sorriso, Lafin disse que o tema “está em estudo”.

“A Cargill tem uma esmagadora em Primavera do Leste e nos recebeu muito bem”, afirmou.

“Amanhã teremos uma reunião com a Bunge. Eles têm uma unidade armazenadora grande em Sorriso e a ideia é fazer com que eles possam montar uma unidade esmagadora e transformar soja lá também.”

A Bunge já opera uma unidade de esmagamento em Nova Mutum, lembrou o prefeito.

Segundo ele, inicialmente esta unidade seria construída em Sorriso, mas a companhia optou por construir uma unidade de armazenagem ali e levar a fábrica propriamente dita para o outro município.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.