Home Agronegócio Presidente da Cargill no Brasil defende investimentos do setor em silos

Presidente da Cargill no Brasil defende investimentos do setor em silos

Sousa citou a ferrovia Ferrogrão como um projeto prioritário, pois ajudará a mover milhões de toneladas de grãos

por Reuters
0 comentário
Falando em um evento do setor nesta segunda-feira, Sousa citou a ferrovia Ferrogrão como um projeto prioritário (Imagem: Logo da Cargill)

Paulo Sousa, presidente da unidade da Cargill no Brasil, disse nesta segunda-feira que as empresas devem continuar investindo em logística e armazenagem para ajudar o país a transportar produtos agrícolas com mais eficiência.

Falando no Congresso Brasileiro do Agronegócio, realizado pela associação Abag, Sousa citou a ferrovia Ferrogrão como um projeto prioritário, pois ajudará a movimentar milhões de toneladas de grãos em importante área agrícola ao norte, após ser construído.

Sousa lembrou que o Brasil teve safras recordes em 2022/23 e produtividades maiores do que nunca este ano, ampliando os desafios logísticos.

“Isso traz preocupação com falta de armazenagem, logística. O setor como um todo precisa continuar investindo em armazenagem.”

No entanto, as empresas exigem segurança jurídica para aprovar novos investimentos e assumir riscos.

“(Precisamos) de uma estrutura regulatória clara e previsível para fazer investimentos em infraestrutura”, observou.

Sousa rebateu críticas ao projeto da Ferrogrão feitas com base em suposições “tendenciosas”.

“Não dá para ser contra o Ferrogrão. É uma irresponsabilidade”, acrescentou.

Em junho, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a retomada dos processos relacionados ao projeto de construção da Ferrogrão, acrescentando que qualquer execução relacionada à ferrovia fica condicionada à aprovação pelo STF de “nova análise de todas as condicionantes legais, em especial as sócio-ambientais”.

A ferrovia, que deve se estender por quase 1.000 quilômetros e é considerada estratégica para transportar soja e milho com mais eficiência para os mercados de exportação, reduziria a dependência de estradas, mas também afetaria comunidades locais em Estados brasileiros como Mato Grosso e Pará.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.