O presidente da China, Xi Jinping, disse no sábado que considerará seriamente a possibilidade de visitar a Coreia do Sul, informou a agência de notícias Yonhap, como parte dos esforços para apoiar a paz e a segurança na Península Coreana.
Separadamente, a China Central Television (CCTV) informou que Xi havia dito ao primeiro-ministro sul-coreano, Han Duck-soo, no sábado, que a China está disposta a trabalhar para promover uma parceria estratégica entre os dois países.
Xi, que não visita a Coreia do Sul desde 2014, conversou com Han na cidade de Hangzhou, no leste da China, antes da cerimônia de abertura dos Jogos Asiáticos no sábado.
O compromisso com a cooperação veio antes das conversas trilaterais programadas em Seul, em 26 de setembro, envolvendo autoridades seniores da China, Japão e Coreia do Sul, com o objetivo de preparar o caminho para a primeira cúpula entre os três países em quatro anos.
Xi disse a Han que gostaria de participar de uma cúpula em um momento oportuno e que consideraria seriamente visitar a Coreia do Sul, informou a Yonhap.
Uma declaração chinesa não mencionou o comentário de Xi sobre a cúpula ou uma visita a Seul.
A China atribui grande importância à disposição positiva da Coreia do Sul de se comprometer com a cooperação, disse Xi, de acordo com a CCTV.
Citando o que disse ser uma autoridade de alto escalão do governo sul-coreano, a Yonhap informou que Xi disse que a China apoia o diálogo entre as duas Coreias e continuará os esforços pela paz e segurança na Península Coreana, enquanto Han pediu que a China desempenhasse um papel construtivo nas relações com a Coreia do Norte.
As tensões entre os dois países aumentaram depois que Kim Jong Un, da Coreia do Norte, fez uma visita de uma semana à Rússia no início deste mês, o que irritou os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul.