Home Economia Presidente do Fed de Richmond diz precisar de mais tempo antes de apoiar cortes nos juros

Presidente do Fed de Richmond diz precisar de mais tempo antes de apoiar cortes nos juros

Barkin destacou parecer provável que os próximos dados de inflação continuem a desacelerar

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Ann Saphir)

O presidente do Federal Reserve de Richmond, Thomas Barkin, disse nesta quinta-feira que o banco central dos Estados Unidos tem tempo para decidir o que vem a seguir em termos de política monetária, enquanto espera por mais garantias de que a inflação está de fato voltando à meta.

“Acho que é inteligente levar o tempo que precisarmos”, disse Barkin em uma reunião do Clube Econômico de Nova York. “Ninguém quer que a inflação ressurja”, disse, “e dada a demanda robusta e um mercado de trabalho historicamente forte, temos tempo para construir essa confiança antes de iniciarmos o processo de redução da taxa básica”.

Barkin disse a repórteres, após seus comentários, que não quer julgar antecipadamente o resultado das futuras reuniões do Fed e se negou a dizer quando estará pronto para cortar os custos de empréstimos.

Mas ele disse que é importante ver uma ampliação dos fatores que pressionam a inflação para baixo para ganhar confiança de que as pressões sobre os preços estão em uma trajetória sustentada de volta a 2%.

Em seu discurso, Barkin disse que as pressões de preços parecia estar diminuindo antes de voltar a subir, e é por isso que ele quer ter certeza de que a inflação está realmente voltando para 2% antes de pedir uma mudança na política monetária.

“Estou esperançoso, mas ainda estou buscando mais convicção de que a desaceleração da inflação está se ampliando e é sustentável”, disse Barkin. No entanto, ele acrescentou que “grande parte da queda da inflação até o momento foi decorrente da reversão parcial dos aumentos de preços de bens do período da pandemia. A inflação de serviços de moradia e outros permanece mais alta do que os níveis históricos”.

“É possível que voltemos à economia pré-pandêmica sem problemas”, disse Barkin. Porém, “também é possível que o pouso seja um pouco mais instável, com pressão contínua sobre a inflação ou desafios de demanda que precisaremos combater”.

Barkin destacou parecer provável que os próximos dados de inflação continuem a desacelerar. Ele também disse que os dados econômicos recentes têm sido “notáveis” por sua força.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.