Home Empresas Privatização da Sabesp vai prosseguir apesar de crise da Enel após ventania em SP, diz presidente

Privatização da Sabesp vai prosseguir apesar de crise da Enel após ventania em SP, diz presidente

"A crise (com a Enel) trouxe uma luz sobre o modelo de regulação, que no caso do saneamento a legislação é boa e pode ser melhorada", disse Salcedo

por Reuters
3 min leitura
Torneira

O processo de privatização da Sabesp (SBSP3) deve continuar seu curso após a prestação de esclarecimentos da companhia a autoridades, com a regulação do setor de saneamento sendo “boa com alguns pontos a serem melhorados”, afirmou o presidente da companhia de água e esgoto de São Paulo, André Gustavo Salcedo.

“A minha percepção é que o processo vai andar após o esclarecimento acontecer”, afirmou o executivo nesta sexta-feira em conferência com analistas após a Sabesp ter divulgado na noite da véspera queda de 21,7% no lucro líquido do terceiro trimestre ante o mesmo período de 2022, a 846 milhões de reais.

A crise disparada no fornecimento de energia na região metropolitana de São Paulo por fortes ventos e tempestade na semana passada, que deixaram dezenas de milhares de pessoas sem eletricidade por vários dias, gerou questionamentos entre parlamentares paulistas sobre a viabilidade da privatização da Sabesp.

Salcedo foi convidado para participar na tarde desta sexta-feira de uma sessão da Comissão Especial para Estudos Relativos ao Processo de Privatização da Sabesp da Câmara de Vereadores de São Paulo.

“A crise (com a Enel) trouxe uma luz sobre o modelo de regulação, que no caso do saneamento a legislação é boa e pode ser melhorada”, disse Salcedo, sem dar detalhes. “No caso de saneamento, o poder concedente é municipal e estadual. Há uma proximidade muito grande da supervisão”, afirmou o executivo.

As ações da companhia, que têm sido influenciadas nos últimos meses pelas expectativas do mercado em torno da privatização, exibiam queda de 0,3% às 12h27, enquanto o Ibovespa mostrava valorização de 1%.

Analistas do Itaú BBA afirmaram em relatório a clientes nesta sexta-feira que nos últimos meses houve a ocorrência de múltiplos eventos que “melhoraram significativamente” as chances de uma privatização da Sabesp.

Os analistas citaram que a expectativa é que a legislação que permite dar andamento ao processo de privatização da maior empresa de saneamento do Brasil possa ser aprovada até o final de novembro na assembleia paulista.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.