As usinas da Índia produziram 14,87 milhões de toneladas de açúcar entre 1º de outubro e 15 de janeiro, uma queda de 7% em relação ao ano anterior, devido à menor produção nos principais Estados produtores, Maharashtra e Karnataka, informou um importante órgão do setor nesta quarta-feira.
A produção de açúcar de Maharashtra caiu de 6,09 milhões de toneladas para 5,1 milhões de toneladas, enquanto a produção de Karnataka caiu 12,7% para 3,1 milhões de toneladas, informou a Federação Nacional das Cooperativas de Açúcar em um comunicado.
A produção de Uttar Pradesh, no norte do país, aumentou 14,8%, para 4,61 milhões de toneladas, uma vez que as usinas iniciaram suas operações mais cedo, informou.
A Índia decidiu permitir que as usinas direcionem até 1,7 milhão de toneladas de açúcar para a produção de etanol, disseram autoridades do governo e do setor no mês passado, já que Nova Délhi pretende reduzir as interrupções em seu ambicioso programa de biocombustível.
Com o primeiro-ministro Narendra Modi pronto para enfrentar as eleições em alguns meses, a Índia, que é altamente sensível à inflação de alimentos, provavelmente proibirá as exportações de açúcar, na primeira restrição às exportações desde 2016.