Home Economia e Política Produção industrial alemã sofre queda inesperada em maio

Produção industrial alemã sofre queda inesperada em maio

O escritório de estatísticas também revisou seus dados de abril para um aumento de 0,1% no mês, ante declínio de 0,1% informado antes.

por Reuters
3 min leitura

A produção industrial da Alemanha caiu inesperadamente em maio, aumentando os sinais de que a manufatura na maior economia da Europa não se recuperará nos próximos meses.

A produção industrial caiu 2,5% em maio em comparação com o mês anterior, informou o escritório federal de estatísticas nesta sexta-feira. Analistas consultados pela Reuters previam um aumento de 0,2%.

“Há cada vez mais evidências de que a economia só verá uma recuperação moderada, na melhor das hipóteses, no segundo semestre do ano”, disse Ralph Solveen, economista sênior do Commerzbank.

O escritório de estatísticas também revisou seus dados de abril para um aumento de 0,1% no mês, ante declínio de 0,1% informado antes.

“Esses números não são bonitos”, disse Claus Vistesen, economista-chefe da Pantheon Macroeconomics para a zona do euro. “Acreditamos que a produção tenha se recuperado em junho, mas não o suficiente para evitar uma queda no segundo trimestre como um todo.”

A demanda continua fraca. As encomendas à indústria alemã caíram 1,6% em maio em relação ao mês anterior, mostraram dados na quinta-feira, registrando sua quinta queda consecutiva.

“Após um início de ano animador, a economia alemã não conseguiu atender às altas expectativas e está perdendo força novamente muito antes de atingir a velocidade máxima”, disse Carsten Brzeski, chefe global de macro do ING.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.