Home Economia e Política Projeção de crescimento de 2023 tem leve melhora, mostra Focus

Projeção de crescimento de 2023 tem leve melhora, mostra Focus

O prognóstico para o ano que vem, no entanto, permaneceu inalterado em expansão de 1,50%

por Reuters
0 comentário

A perspectiva de crescimento econômico do Brasil neste ano teve leve melhora na pesquisa semanal Focus, publicada pelo Banco Central nesta segunda-feira, que não trouxe outras grandes alterações nas estimativas dos economistas consultados.

Agora, a mediana das previsões na pesquisa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 2,92% em 2023, contra taxa de 2,89% esperada antes. As expectativas do mercado em torno do desempenho econômico do país têm melhorado ao longo dos últimos meses, após leituras surpreendentemente resilientes do PIB nos dois primeiros trimestres.

O prognóstico para o ano que vem, no entanto, permaneceu inalterado em expansão de 1,50%.

Também sem alterações ficaram as estimativas de inflação de 2023 e 2024, em 4,86% e 3,86%, respectivamente, bem como as apostas para o patamar de juros ao final deste ano e do próximo, com o mercado ainda vendo a Selic em 11,75% e 9,00% após cada período. Ao mesmo tempo, a inflação de 2025 e 2026 continuou sendo calculada em 3,50%.

Da mesma forma, em um Focus com pouquíssimas mudanças frente à semana anterior, os economistas consultados seguiram projetando taxas de câmbio de 4,95 e 5,00 reais por dólar ao fim de 2023 e 2024, respectivamente.

Veja o documento

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.