Todos nós sabemos que as crianças e adolescentes fazem parte da cultura do consumo. Nenhum de nós nasceu consumista, mas esse é um comportamento aprendido desde cedo, muito cedo. O hábito de comprar em excesso é uma característica marcante em muitas famílias onde os filhos acabam tornando-se consumistas mirins.
Um mundo de consumo repleto de cores e novidades é apresentado para as crianças no cotidiano. As propagandas, as vitrines, o brinquedo novo do colega, a mochila do super-herói preferido, o celular com aplicativos incríveis, fica difícil resistir! E os pequenos espertos e atentos acabam direcionando a decisão dos pais.
Afinal, quem resiste a um pedido bem feito e aos olhinhos felizes ao ganhar o objeto de desejo? A criança nos toca a emoção, acabamos cedendo e comprando mais um presente. O período de contentamento com o novo “brinquedo” passa e lá está a criança novamente querendo outra coisa! É um ciclo sem fim.
Fazendo um recorte nesse cenário, temos de um lado a publicidade cumprindo seu papel de difusão comercial de produtos e do outro os consumidores. Olhando para os consumidores mirins conseguimos ver pais inseguros em colocar limites na hora das compras e muitos outros buscando o equilíbrio entre agradar seu filho, mas no momento certo.
Eu entendo que a Educação Financeira Infantil é um caminho seguro para ensinar seu filho a consumir com responsabilidade. Abolir as campanhas publicitárias infantis não resolveria o problema do consumismo, por isso em 2012 aceitei participar da campanha “Somos Todos Responsáveis”, uma iniciativa da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). Convido-o a assistir ao meu vídeo clicando aqui.
O objetivo desse trabalho é partilhar a opinião de especialistas, pais e mães sobre a relação criança-publicidade promovendo a convivência sadia e responsável delas com a propaganda. Nomes como Mário Sérgio Cortella, Luiz Felipe Pondé, Içami Tiba, Lídia Aratangy e Roberto Shinyashiki também contribuíram para esse debate.
Após esse tempo com o site no ar e com base nos milhares de testemunhos e dúvidas de pais e mães que a campanha ouviu no site e na página do Facebook, foram elaboradas cartilhas onde essas questões foram respondidas pelos maiores especialistas do Brasil em Pedagogia e Educação Infantil.
As publicações abordam as principais questões ligadas a esse tema que estão sendo debatidas em todo o mundo, como a obesidade e o consumismo infantil. A campanha “Somos Todos Responsáveis” oferece a versão digital para download gratuito, nos links abaixo. A leitura é uma oportunidade de aprendizado para todos:
- Ebook Depoimentos à Somos Todos Responsáveis;
- Cartilha Publicidade e as Crianças – Pais e Mães;
- Cartilha Publicidade e as Crianças – Educadores;
- Cartilha Publicidade e as Crianças – Legisladores;
- Cartilha Publicidade e as Crianças – Jornalistas;
- Cartilha Publicidade e as Crianças – Publicitários.
Como educadora, acredito que somente a educação deixa marcas fortes em nossas crianças e adolescentes para que eles no futuro não se tornem consumidores endividados, sem limites. A propaganda é também um dos meios para ensinarmos educação financeira para nossos filhos. Pense nisso!
Foto shopping child, Shutterstock.