Home Finanças Pessoais A Psicologia Econômica e a Educação Financeira do Cidadão Brasileiro

A Psicologia Econômica e a Educação Financeira do Cidadão Brasileiro

por Adriana Spacca Olivares Rodopoulos
3 min leitura
A Psicologia Econômica e a Educação Financeira do Cidadão Brasileiro

Dois grandes passos, tanto para a consolidação da psicologia econômica no Brasil, quanto para uma Educação Financeira que contribua de fato para a melhoria da vida das pessoas, foram dados nestas últimas semanas.

Núcleo de Estudo Comportamentais

O primeiro foi a criação do Núcleo de Estudos Comportamentais (NEC), no âmbito da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) da CVM, no dia 25 de abril, cujo objetivo é:

Oferecer reflexões, sugestões, críticas, recomendações e subsídios técnicos, baseadas em evidências e conhecimentos de economia comportamental, neurociências, pedagogia e psicologia econômica, social e cognitiva, entre outros, que contribuam para o aprimoramento da eficiência e efetividade das políticas de educação, incluindo informação e orientação, ao investidor.

A Dra. Vera Rita de M. Ferreira, precursora da psicologia econômica no Brasil, está entre os especialistas convidados para dar início às atividades do NEC. E o documento completo sobre a criação do Núcleo de Estudos Comportamentais pode ser encontrado na página da CVM.

Programa Educação Financeira nas Escolas

Durante a Semana Nacional de Educação Financeira, que ocorreu de 5 a 9 de maio, foi apresentado o Programa Educação Financeira nas Escolas, uma ação que faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF instituída pelo Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010.

O grande diferencial do programa brasileiro em relação a outras iniciativas estrangeiras é a participação e engajamento do Ministério da Educação (MEC) e a inclusão da psicologia econômica no material didático, que ocorreu sob a supervisão da Dra. Vera Rita de M. Ferreira.

Vale ressaltar que o programa foi aplicado sob a forma de projeto-piloto em escolas do Ensino Médio da rede pública entre 2010 e 2011, tendo sido muito bem avaliado.

O Programa tem como objetivo “contribuir com a construção das competências necessárias para que os estudantes enfrentem os desafios sociais e econômicos da sociedade, e também para o exercício da cidadania.

O material didático, bem como informações sobre o Programa e a orientação completa sobre como implanta-lo podem ser encontradas neste no link www.edufinanceiranaescola.org.br/o-programa – clique e conheça.

Consulte os materiais mencionados neste texto e valorize iniciativas como as que procuramos enaltecer neste blog. A educação financeira é cada vez mais um tema presente e praticado nas famílias brasileiras. Ainda bem. Obrigada e até a próxima.

Foto “Glowing graph”, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.