Home Economia e Política Putin alerta Otan sobre fornecimento de armas à Ucrânia

Putin alerta Otan sobre fornecimento de armas à Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, alertou o Ocidente nesta terça-feira que os membros da Otan na Europa estão brincando com fogo

por Reuters
0 comentário

O presidente russo, Vladimir Putin, alertou o Ocidente nesta terça-feira que os membros da Otan na Europa estão brincando com fogo ao propor que a Ucrânia usasse armas ocidentais para atingir territórios dentro da Rússia, o que, segundo ele, poderia provocar um conflito global.

Após mais de dois anos da guerra terrestre mais mortal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, com o Ocidente considerando o que fazer com os avanços militares russos, Putin está cada vez mais evocando o risco de uma guerra global, enquanto líderes ocidentais o minimizam.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse à The Economist que os membros da aliança deveriam permitir que a Ucrânia atacasse dentro da Rússia com armas ocidentais. Alguns membros europeus da aliança transatlântica apoiam essa opinião, mas não os Estados Unidos.

Jens Stoltenberg
(Imagem: REUTERS/Johanna Geron)

As forças russas avançaram na província de Kharkiv, na Ucrânia, em segurança, com a certeza de que a Ucrânia não pode atacar lançadores de mísseis sendo disparados de dentro da Rússia porque não pode usar mísseis ocidentais que teriam o alcance necessário.

Enquanto isso, defesas aéreas fabricadas pelo Ocidente não podem tentar derrubar foguetes russos até que eles cruzem a fronteira ucraniana, a apenas aproximadamente 25 kms da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv.

“A escalada constante pode levar a sérias consequências”, disse Putin, a repórteres, em Tashkent, no Uzbequistão.

“Se essas consequências sérias acontecerem na Europa, como os Estados Unidos se comportarão, levando em consideração nossa paridade no campo das armas estratégicas?”

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.