O presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiu por telefone os laços bilaterais, incluindo cooperação comercial, energética e espacial, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse o Kremlin nesta segunda-feira.
Os dois líderes também discutiram a expansão planejada do Brics – que inclui Brasil, Índia, Rússia, China, e África do Sul – bem como uma cúpula do G20 a ser realizada em Nova Délhi no próximo mês.
A Rússia tem procurado fortalecer ainda mais os laços já cordiais com a Índia após a invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022 ter desencadeado amplas sanções ocidentais a Moscou. A Índia é um grande comprador de petróleo russo.
“Questões atuais das relações russo-indianas, que estão se desenvolvendo progressivamente no espírito de uma parceria estratégica particularmente privilegiada, foram consideradas (na chamada)”, afirmou o Kremlin em comunicado.
“A dinâmica positiva da cooperação comercial e econômica foi afirmada”, acrescentou.
Na semana passada, Modi e Putin participaram da cúpula do Brics em Johanesburgo, embora o líder russo tenha participado apenas através de videochamada devido a um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra ele por supostos crimes de guerra na Ucrânia.
O Kremlin, que nega veementemente a condenação do TPI, disse que Putin também não participará da reunião do G20 na Índia.