Home Economia e Política Putin discute laços bilaterais e Brics em telefonema com premiê indiano

Putin discute laços bilaterais e Brics em telefonema com premiê indiano

Kremlin disse que Putin não participará da reunião do G20 na Índia, considerada grande compradora de petróleo russo

por Reuters
0 comentário

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiu por telefone os laços bilaterais, incluindo cooperação comercial, energética e espacial, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse o Kremlin nesta segunda-feira.

Os dois líderes também discutiram a expansão planejada do Brics – que inclui Brasil, Índia, Rússia, China, e África do Sul – bem como uma cúpula do G20 a ser realizada em Nova Délhi no próximo mês.

A Rússia tem procurado fortalecer ainda mais os laços já cordiais com a Índia após a invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022 ter desencadeado amplas sanções ocidentais a Moscou. A Índia é um grande comprador de petróleo russo.

“Questões atuais das relações russo-indianas, que estão se desenvolvendo progressivamente no espírito de uma parceria estratégica particularmente privilegiada, foram consideradas (na chamada)”, afirmou o Kremlin em comunicado.

“A dinâmica positiva da cooperação comercial e econômica foi afirmada”, acrescentou.

Na semana passada, Modi e Putin participaram da cúpula do Brics em Johanesburgo, embora o líder russo tenha participado apenas através de videochamada devido a um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra ele por supostos crimes de guerra na Ucrânia.

O Kremlin, que nega veementemente a condenação do TPI, disse que Putin também não participará da reunião do G20 na Índia.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.