Home Finanças PessoaisInvestimentos Quando comprar e vender ações na bolsa de valores

Quando comprar e vender ações na bolsa de valores

por Leandro Martins
3 min leitura

Quando comprar e vender ações na bolsa de valoresPrezado leitor, após a nossa série de artigos sobre a análise técnica de ações, também conhecida como análise gráfica, já me sinto confortável e apto a discutir com você sobre indicações de compra e de venda de ações. Como sabemos, o emocional de qualquer ser humano vai totalmente contra os princípios básicos para lucrar na bolsa de valores[bb], que seriam: 1) comprar na baixa e vender na alta; e 2) minimizar o prejuízo e maximizar o lucro.

Pelo contrário, quem se deixa seguir pelo emocional sempre compra a ação já cara e a vende barata, aumentando seu prejuízo. No lucro, tende a realizá-lo de forma antecipada. Na minha opinião, o melhor jeito de racionalizar nossas operações com ações se dá com o uso das ferramentas que a análise técnica (análise gráfica de ações) nos proporciona.

Seu estudo é uma arte que nos auxilia, em muito, a racionalizar nossos investimentos na bolsa de valores, deixando de ser um jogo, uma loteria, como muitos insistem em pensar e pregar – investir em ações[bb] não deve ser como estar e apostar em um cassino.

A análise gráfica de ações não é algo complicado. Não é preciso entender de economia ou de matemática, basta aprender a interpretar figuras, desenhos. Separei, para esta semana, duas ações: uma com grande liquidez, e por conseqüência menor risco, Petrobras Preferencial (PETR4) e outra chamada “mico”, de grande risco, Laep (MILK11).

PETR4
Podemos notar que a perda da reta pescoço na figura do Ombro-Cabeça-Ombro (OCO) indicou a venda da ação com o objetivo da queda justamente quando teve a forte fuga da banda inferior de Bollinger (leia mais no artigo sobre bandas de Bollinger), o que indicou uma ótima compra e a ação continuou a subir após confirmar o Ombro-Cabeça-Ombro Invertido (OCO I).

Estratégias e exemplos para operar ações - Figura 1

MILK11
Os rompimentos da figuras triângulo simétrico e de duas bandeiras sinalizaram uma ótima compra. Já a perda para baixo do último triângulo sinalizou venda. Ou seja, a análise gráfica de ações indicou ótimas operações apenas através de figuras básicas. Repare:

Estratégias e exemplos para operar ações - Figura 2

Estes são apenas dois exemplos simples, mas que mostram como é possível detectar pontos de entrada e saída do mercado[bb]. Seguiremos com artigos sobre a Análise Técnica de Ações e em breve postarei vídeos aqui no Dinheirama e no www.analisetecnicaacoes.com.br. Caso tenha alguma solicitação ou sugestão de artigo, entre em contato através do e-mail [email protected]. Até mais.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.