Home Finanças Pessoais Com quantas milhas consigo viajar?

Com quantas milhas consigo viajar?

Entenda o que são e como funcionam as milhas. Descubra também quantas são necessárias para conseguir viajar economizando

por Blog do Serasa
0 comentário

Com quantas milhas consigo viajar? Está aí uma pergunta muito frequente entre as pessoas que buscam entender melhor como funcionam os programas de milhas e o que fazer para aproveitá-los e viajar gastando pouco ou até mesmo de graça.

Este artigo explica o que são, como funcionam e como acumular milhas. Ainda mostra os caminhos para descobrir quantas milhas são necessárias para viajar e o que fazer para juntar mais pontos. 

O que são milhas aéreas

Milha é um benefício concedido pelas companhias aéreas com o objetivo de fidelizar as pessoas, ou seja, incentivá-las a sempre utilizar os mesmos serviços na hora de voar.

A ideia é simples: quanto mais viagens um consumidor fizer, mais milhas acumulará; essas milhas poderão ser trocadas por outras passagens aéreas, mantendo assim o consumidor sempre ativo, viajando pela mesma companhia aérea.

Milha é diferente de ponto?

Sim, milha é diferente de ponto. Milha já é a moeda de troca utilizada para adquirir passagens diretamente com as companhias aéreas.

Proposta poderá prever portabilidade das dívidas no cartão de crédito (Imagem: Reprodução/Freepik/@jcomp)
Proposta poderá prever portabilidade das dívidas no cartão de crédito (Imagem: Reprodução/Freepik/@jcomp)

Pontos são bonificações acumuladas, geralmente por meio de programa de fidelidade de cartões ou programas de pontos, que podem ser trocados por milhas no futuro.

Para que servem as milhas?

Ao se cadastrar em um programa de milhas, o consumidor passa a ser bonificado cada vez que voa pela empresa.

Com as milhas é possível receber descontos nas passagens ou até mesmo o valor total do bilhete aéreo, isto é, viajar de graça.

É também possível adquirir passagens aéreas pagando parte com milhas e parte com dinheiro.

Como acumular pontos e milhas para viajar

Para começar a acumular milhas, basta se cadastrar nos programas das companhias e entender como eles funcionam.

Dependendo das parcerias ativas, é possível acumular milhas de outras maneiras, sem necessariamente precisar fazer uma viagem com aquela companhia aérea.

Utilizar cartões de crédito que participam de programas de milhagem também é uma excelente forma de acumular milhas.

Quais os programas de milha mais conhecidos?

No Brasil, os principais programas de milhas são:

Smiles:

O Smiles, da companhia aérea Gol, é um dos programas de milhas mais conhecidos no Brasil. O programa conta com o maior número de parcerias e destinos Internacionais entre os concorrentes.

Além disso, o Smiles também permite trocar os pontos acumulados por diversos itens e serviços em parceiros como Magalu, Postos Shell e vários outros. 

O Smiles, da companhia aérea Gol, é um dos programas de milhas mais conhecidos no Brasil (Imagem: Reprodução/Facebook/Smiles)
O Smiles, da companhia aérea Gol, é um dos programas de milhas mais conhecidos no Brasil (Imagem: Reprodução/Facebook/Smiles)

O cartão Gol Smiles é o cartão próprio do programa e, como citamos anteriormente, utilizar esse tipo de cartão é uma boa forma de acumular mais pontos.

TudoAzul

TudoAzul é o programa de milhas da companhia aérea Azul.

TudoAzul é o programa de milhas da companhia aérea Azul (Imagem: Reprodução/Azul/Facebook)
TudoAzul é o programa de milhas da companhia aérea Azul (Imagem: Reprodução/Azul/Facebook)

O programa também disponibiliza seu próprio cartão de crédito, o Azul Itaucard Visa Internacional, que ajuda a acumular ainda mais milhas.

LATAM Pass

O LATAM Pass é considerado o quarto maior programa de fidelidade do mundo.

Ele é bem completo e oferece diversos benefícios além das passagens aéreas, como trocar milhas por combustível nos postos Ipiranga ou adquirir produtos para casa com diversos parceiros.

Afinal, com quantas milhas consigo viajar?

A resposta para essa pergunta é: depende. Afinal, a quantidade de milhas necessárias para viajar depende de fatores como:

  • ●     o programa de milhas que o consumidor utiliza;
  • ●     alguma promoção ativa quando a troca das milhas pela passagem é feita;
  • ●     cobrança de parte da passagem em dinheiro;
  • ●     viagem nacional ou internacional;
  • ●     data da viagem;
  • ●     voo com escalas ou direto, entre outros fatores.

Assim, é muito difícil determinar exatamente com quantas milhas é possível viajar.

É certo, porém, que destinos nacionais geralmente precisam de menos milhas que destinos internacionais, por conta da distância dos trajetos.  

De forma geral, viagens domésticas (dentro do Brasil) precisam de algo entre 15 mil e 20 mil milhas (cada trecho). Isso quando a passagem não é marcada em feriados, finais de semana e outras datas mais procuradas.

Para destinos internacionais a quantidade média de milhas necessárias é superior a 50 mil.

Para exemplificar, em consulta realizada em 3 de setembro de 2023 no site da Smiles (Gol), uma viagem para Porto Alegre, saindo do Rio de Janeiro, estava disponível por 1600 milhas + R$263. Para não pagar nada em dinheiro, seria necessário desembolsar cerca de 15.700 milhas por trecho.

Cartão de Crédito
Muitas vezes, na transferência de pontos do cartão para um programa de milhas, a operação é bonificada e as milhas podem ser dobradas (Imagem: Pixabay)

Uma viagem para Bogotá, na Colômbia, saindo de São Paulo, estava na média de 9400 milhas + R$860 o trecho, ou 51.800 milhas para quem não quisesse pagar nada em dinheiro.

É importante saber que mesmo quem escolhe emitir a passagem só com milhas precisa pagar as taxas de embarque e outras tarifas, como despacho de malas, em dinheiro.

Como juntar milhas mais rápido para viajar?

Existem diferentes formas de ganhar milhas: utilizando o cartão de crédito, viajando pelas companhias aéreas, acumulando pontos em programas de fidelidade.

Para juntar milhas e economizar em viagens é preciso, primeiro, dedicação para aprender a utilizar esses benefícios corretamente e aproveitar as oportunidades. E, claro, acompanhar de perto as promoções realizadas.

Muitas vezes, na transferência de pontos do cartão para um programa de milhas, a operação é bonificada e as milhas podem ser dobradas, por exemplo.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.