Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Finanças Pessoais Quanto você valoriza a leitura?

Quanto você valoriza a leitura?

por Conrado Navarro
3 min leitura

Quanto você valoriza a leitura?Renata comenta: “Navarro, percebo através de seus textos e das capas dos livros publicados na barra lateral do Dinheirama – especialmente na seção ‘Estou lendo’ – que você lê muito e lê livros de temáticas nem sempre voltadas ao universo financeiro. Levanto dois pontos: 1) Até que ponto isso o faz crescer como pessoa e profissional? 2) A leitura em nível mais amplo cria mais oportunidades? Obrigada.”

Finclass Vitalício Quadrado

Ler é, acima de tudo, um exercício de cidadania. É com esse propósito que me mantenho sempre diante de livros, revistas e jornais das mais variadas áreas, temas e origens. Valorizar diferentes tipos de leitura significa aumentar drasticamente nossa bagagem cultural, o que influencia sobremaneira nossa capacidade de interação e, por consequência, de sucesso[bb]. Assumo, sou daqueles que lê desde os textos impressos em pacotes de biscoitos até bula de remédio.

Ler é participar de novas histórias, é formar opinião acerca de novos conceitos. É, em última instância, manter-se atualizado em relação às tendências recentes, conclusões científicas, personalidades (adoro biografias!) e surgimento de novos escritores. Mas ler é também material essencial para a boa escrita, para o acúmulo de vocabulário e poder de articulação.

Que jornais ou revistas você lê? Por que?
É claro que profissionais devem ler periódicos que tratam de sua área afim. Adquirir conhecimento, ler opiniões de pares do mercado e acompanhar as novidades de seu segmento são pressupostos básicos para o sucesso. Mais, são atitudes mínimas para quem quer postar-se como participante de seu mercado alvo. O equívoco está em crer que só isso basta para atingir o sucesso de forma sustentável.

Até que ponto a leitura contribui para o crescimento pessoal e profissional?
Em plena era do conhecimento, a diferenciação muitas vezes está naquilo que nada tem a ver com o lado prático do dia-a-dia dos novos profissionais. Conquistar um cliente[bb], fazer novas amizades ou obter facilidades em negociações são alguns exemplos simples onde a troca de informações, cultura e experiências pode fazer toda a diferença. Ler facilita tudo isso.

A leitura em nível mais amplo cria mais oportunidades?
Quando nos dedicamos a conhecer novas visões, alteramos nossa própria percepção diante da realidade que nos cerca. E tudo é uma simples questão de percepção. Oportunidades, segundo minha filosofia de vida, são momentos capazes de oferecer novas chances de crescimento e transformação, momentos de aprendizado. A leitura instiga nossa curiosidade e facilita a interação pessoal e profissional. Daí, naturalmente, surgem oportunidades mil.

Finclass Vitalício Quadrado

Minha opinião, como você já deve ter percebido, é simples: só ler muito não significa maior conhecimento. É preciso ler com o objetivo de participar, servir e se comunicar. Ler para escrever melhor, ler para debater determinados temas com os amigos, ler para ter opinião acerca de um autor e sua obra. Ler periódicos para entender as transformações políticas, econômicas e sociais que movem nosso país e o mundo. Ler para investir melhor, claro!

Ler para rabiscar os livros, sublinhá-los e enchê-los de anotações. Ler para compartilhar lições simples e fundamentais com a família. Tudo isso porque, hoje, o verdadeiro sucesso profissional está relacionado ao conjunto de nossas atitudes, muito mais que apenas ao amplo conhecimento técnico, específico. Como nos relacionamos, como tratamos as pessoas e o que delas sabemos são diferenciais raros em nossos profissionais.

Leitura é investimento!
Os brasileiros lêem, em média, quase cinco livros por ano. Não raro, sentem dificuldade ao tentar escrever um simples e-mail, um documento de cunho pessoal ou mesmo uma pequena carta de apresentação. Não raro, são incapazes de articular, escrita ou verbalmente, decente opinião sobre seus próprios feitos e futuros objetivos pessoais. Ah, como é difícil escrever o próprio currículo, não é mesmo? Ler ajuda a abrir estas e outras portas.

bb_shop = “submarinoid”;
bb_aff = “247523”;
bb_name = “fixedlist”;
bb_keywords = “sucesso profissional,carreira,investir dinheiro,cerbasi,Bolsa de valores”;
bb_width = “500px”;
bb_limit = “5”;

Crédito da foto para stock.xchng

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.