MBA Barsi
MBA Barsi
Home Economia e Política Quem ganhou e quem perdeu? Até agora!

Quem ganhou e quem perdeu? Até agora!

por Conrado Navarro
0 comentário

Acompanhar trimestralmente seus investimentos, lembra? Aqui publico um gráfico comparativo entre as principais modalidades disponíveis para investimento no Brasil, comparadas no primeiro trimestre deste ano. O gráfico apareceu também no jornal Folha de S. Paulo de sábado e consta no Valor Econômico de ontem.

Nestes primeiros três meses, a inflação acumulada é de 1,11%, usando o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Qual foi a grande surpresa do trimestre? Vamos ver?

Ranking Aplicações - Primeiro trimestre de 2007

Notem que a Bovespa apresentou crescimento equiparado ao dos fundos de renda fixa, e que o grande destaque foi a média para os fundos Multimercado. A bolsa enfrentou alguns tropeços neste período, tais como: queda da bolsa chinesa e o medo do estouro da bolha imobiliária nos EUA. Isso fez com que os principais papéis apresentassem maior volatilidade.

MBA Barsi 06/02/2024

É importante lembrar que, ainda que neste período a renda fixa apresente maior retorno que a Bolsa, a tendência é que este número fique aquém do retorno médio das ações nos próximos 9 meses, já que a taxa SELIC tende a continuar caindo, como acredita a maioria dos analistas.

Lembrem-se de diversificar de maneira inteligente, sempre revendo suas aplicações de tempos em tempos. As informações do mercado são essenciais para uma acertada tomada de decisão. Um abraço.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.