Acompanhar trimestralmente seus investimentos, lembra? Aqui publico um gráfico comparativo entre as principais modalidades disponíveis para investimento no Brasil, comparadas no primeiro trimestre deste ano. O gráfico apareceu também no jornal Folha de S. Paulo de sábado e consta no Valor Econômico de ontem.

Nestes primeiros três meses, a inflação acumulada é de 1,11%, usando o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Qual foi a grande surpresa do trimestre? Vamos ver?

Ranking Aplicações - Primeiro trimestre de 2007

Notem que a Bovespa apresentou crescimento equiparado ao dos fundos de renda fixa, e que o grande destaque foi a média para os fundos Multimercado. A bolsa enfrentou alguns tropeços neste período, tais como: queda da bolsa chinesa e o medo do estouro da bolha imobiliária nos EUA. Isso fez com que os principais papéis apresentassem maior volatilidade.

É importante lembrar que, ainda que neste período a renda fixa apresente maior retorno que a Bolsa, a tendência é que este número fique aquém do retorno médio das ações nos próximos 9 meses, já que a taxa SELIC tende a continuar caindo, como acredita a maioria dos analistas.

Lembrem-se de diversificar de maneira inteligente, sempre revendo suas aplicações de tempos em tempos. As informações do mercado são essenciais para uma acertada tomada de decisão. Um abraço.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários