O ecossistema brasileiro está evoluindo, mas ainda há muito para melhorar. Especialistas dessa área indicam frequentemente que ainda há uma grande lacuna no âmbito educacional, como a falta de ensino de qualidade nas escolas de negócios do país e, parte das que existem, ainda estão distantes da realidade do empreendedor e do seu ecossistema.

Esses foram alguns dos pontos destacados por Alan Leite, da Startup Farm, e Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora durante a Conferência Nacional da Anjos do Brasil.

Alan acredita ser necessário implantar um alto nível de educação nas universidades, com incentivo de pesquisas tecnológicas como já acontece em outros países, como em Israel.

Mas, segundo ele, não basta tentar replicar o que é feito no exterior; é necessário investir muito em tecnologias e em ensino para o nosso ambiente de ecossistema para, assim, chegar ao mesmo nível dos padrões de qualidade dos outros países.

Um caminho para vencer a falta de estímulo à educação empreendedora no Brasil é a criação de cursos, workshops e palestras que incentivem a disseminação dessa cultura por meio de conteúdos inovadores, aulas de pensamento estratégico e, principalmente, aulas que consigam aproximar a teoria passada aos alunos da realidade do ecossistema de startups.

Master Class de Investimento Anjo

Foi pensando em contribuir para essa disseminação da cultura de investimento anjo que a Anjos do Brasil criou a Master Class de Investimento Anjo. Somos parceiros e admiradores do grupo liderado por Cassio Spina e outros investidores e achamos uma ótima ideia divulgar este curso (não se trata de publieditorial).

Durante esse curso introdutório, voltado tanto para investidores quanto para empreendedores, são abordados diversos temas sobre investimento anjo:

  • Estratégia de portfólio;
  • Como encontrar bons projetos;
  • Critérios de análise;
  • Relacionamento entre investidores e empreendedores.

A ideia do curso é aproximar o aluno da realidade desse movimento em evolução no país.

O curso é online (EAD, ou Educação à Distância) e seu conteúdo é formado por 15 vídeos apresentados por quem realmente faz investimento anjo e por nomes relevantes do ecossistema brasileiro, como é o caso de Marcelo Nakagawa.

Nakagawa é referência em empreendedorismo no país, e por isso ele foi o escolhido para desenvolver a metodologia do curso da Anjos do Brasil. Com isso, o empreendedor e o investidor têm acesso a um conteúdo de qualidade que contribuirá para a compreensão desse ecossistema.

Além das videoaulas, o curso apresenta 22 textos complementares e também indicação de livros sobre os temas. É o tipo de conteúdo que faz todo sentido para quem quer começar a empreender ou a investir em startups. Confira a Master Class em Investimento Anjo e participe agora mesmo (clique aqui).

Redação Dinheirama
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários