Home Carreira Quer empreender? Veja dicas para ter sua própria franquia

Quer empreender? Veja dicas para ter sua própria franquia

por Isabella Abreu
0 coment√°rio

Com o crescimento do desemprego gerado pela crise, muitas pessoas têm refletido se chegou a hora de ter seu próprio negócio. Na atual conjuntura brasileira de economia em retração, as franquias despontam como uma boa alternativa Рo setor segue confiante de que crescerá entre 10% e 15% em 2015.

“O franchising √© tradicionalmente o √ļltimo a entrar na crise e o primeiro a sair dela”, diz Jos√© Rubens Oliva Rodrigues, diretor da Associa√ß√£o Brasileira de Franchising (ABF).

De acordo com Larissa Carvalho, consultora do Sebrae, o sistema de franquias √© excelente para pessoas cujo perfil se enquadre em seguir as regras e estrat√©gias tra√ßadas pela franqueadora. ‚ÄúA franqueadora ir√° passar toda a intelig√™ncia do neg√≥cio que j√° foi testada no mercado, fazendo com que aumente a chance do seu sucesso‚ÄĚ, explica.

Segundo a especialista, os segmentos que mais crescem nos √ļltimos s√£o os de alimenta√ß√£o, esporte, sa√ļde, beleza & est√©tica e lazer.

Leitura recomendada: O que é melhor: investir em franquia ou começar um negócio próprio do zero?

Mas, antes de se aventurar no mundo do empreendedorismo, é importante observar uma série de medidas, além de tomar alguns cuidados para se dar bem na escolha do seu negócio. Confira:

Conheça o ramo de atuação em que pretende investir

O primeiro passo √© analisar quais s√£o suas especialidades, seus talentos e quais √°reas tem mais afinidade. ‚ÄúA escolha do segmento de atua√ß√£o que voc√™ mais se identifica √© um bom come√ßo, pois n√£o ser√° vi√°vel voc√™ abrir uma academia caso nunca tenha pisado em uma e n√£o se interesse pela pr√°tica de atividade f√≠sica, por exemplo‚ÄĚ, diz Larissa, do Sebrae.

Por isso, o perfil de cada um deve ser levado em conta. N√£o adianta escolher uma franquia pela rentabilidade e perceber que n√£o gosta do trabalho.

Analise as informa√ß√Ķes do franqueador

O franqueador √© obrigado a emitir a Circular de Oferta de Franquias (COF), documento que cont√©m todas as informa√ß√Ķes referentes ao neg√≥cio, como balan√ßos e demonstra√ß√Ķes financeiras, atividades a serem desempenhadas pelo franqueado, investimento inicial, taxa de franquia e valor das instala√ß√Ķes, etc.

Por se tratar de um documento importante, é necessário submetê-lo a um advogado, para que esse indique pontos obscuros. Observe se o valor do contrato é superior a taxa de retorno informada. Além disso, não gaste todo seu recurso disponível no início do negócio.

‚ÄúLembre-se que √© preciso continuar investindo ao longo do processo at√© come√ßar a obter lucro, por isso a import√Ęncia de saber a taxa do ROI (Retorno do investimento)‚ÄĚ, recomenda Larissa.

Converse com quem já é franqueado

Conversar com mais de um franqueado da marca de seu interesse √© fundamental para tirar todas as suas d√ļvidas e obter informa√ß√Ķes sobre o suporte dado, situa√ß√Ķes j√° ocorridas, quais foram os desafios enfrentados, retorno do investimento, se houve e como foi o treinamento, etc.

Invista com consciência

Não aja por impulso e evite fazer grandes empréstimos para iniciar o negócio. A recomendação é começar com uma franquia que tenha um valor inicial de investimento que caiba no seu bolso e, aos poucos, expandir para empreendimentos maiores. Além disso, vale lembrar que é preciso ter capital para sustentar o negócio por pelo menos um ano, quando deve começar a dar retorno financeiro.

Leitura recomendada: 25 franquias baratas: investimentos a partir de R$ 4,7 mil

Capacite-se

√Č muito importante buscar capacita√ß√£o por meio de cursos, palestras e consultorias. Institui√ß√Ķes como o Sebrae-SP, o¬†Instituto Polit√©cnico de Ensino √† Dist√Ęncia (iPED), a¬†Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas (FVG)¬†e a Associa√ß√£o Brasileira de Franchising (ABF) oferecem diversos cursos online gratuitos que auxiliam o empreendedor iniciante.

Foto “franchise”, Shutterstock.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.