Home Comprar ou Vender Rali da Bolsa e recorde em dezembro: quais ações comprar?

Rali da Bolsa e recorde em dezembro: quais ações comprar?

Se o padrão histórico se confirmar e o Ibovespa registrar um aumento de cerca de 4% em dezembro, o índice atingiria 131 mil pontos

por Gustavo Kahil
0 comentário
Natal 6

Em meio às expectativas do tradicional “rali de final de ano” no mercado financeiro, a Guide Investimentos apresenta uma análise cautelosa sobre as projeções para o Ibovespa (IBOV) em dezembro. O analista Mateus Haag destaca que, historicamente, dezembro é considerado o melhor mês do ano para o índice, mas adverte sobre a necessidade de prudência ao investir com base nessa tendência.

“Apesar dos últimos meses do ano terem um retorno médio histórico maior, a diferença com os demais meses não é estatisticamente significante. Em nossa visão, investir com base nesta evidência representa um risco elevado”, afirma Haag. A Guide Investimentos ressalta a importância de considerar a volatilidade do mercado e evitar decisões precipitadas baseadas apenas em padrões históricos.

Perspectivas

A análise da Guide mantém uma perspectiva positiva para o Ibovespa nos próximos 6 a 12 meses. Entre os fatores que fundamentam essa visão, estão o valuation atrativo do índice, a redução das taxas de juros no Brasil, o término do ciclo de alta nos EUA, o crescimento robusto dos lucros das empresas nos últimos trimestres e as expectativas de crescimento para 2024.

Haag destaca a média de retorno do Ibovespa por mês desde 1995, observando que, historicamente, dezembro apresenta um retorno médio mais elevado, atingindo 4%. Contudo, o analista ressalta a exclusão de meses mais voláteis da amostra, considerando eventos inesperados que poderiam distorcer os resultados. O “Joesley day” em maio de 2016 e o ataque às torres gêmeas em setembro de 2001 são exemplos citados.

A projeção da Guide Investimentos sugere que, se o padrão histórico se confirmar e o Ibovespa registrar um aumento de cerca de 4% em dezembro de 2023, o índice atingiria aproximadamente 131 mil pontos, marcando uma máxima histórica.

O que comprar?

Nesse contexto, Haag aponta nomes de empresas que podem se beneficiar, destacando aquelas mais sensíveis ao ciclo de corte de juros, como Yduqs (YDUQ3), Arezzo (ARZZ3), Ecorodovias (ECOR3) e Rede Dor (RDOR3), além de empresas com maior capitalização de mercado, como os bancos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.