Home Comprar ou Vender Randon: S&P eleva rating para AAA

Randon: S&P eleva rating para AAA

Além do crescimento da receita, a empresa também se beneficiará da maior margem Ebitda das empresas recém-adquiridas, diz a agência

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Randon

A S&P Global Ratings elevou o rating de crédito corporativo de longo prazo da Randon (RAPT4) de ‘brAA+’ para ‘brAAA’ na Escala Nacional Brasil, refletindo a expansão estratégica e o fortalecimento da estrutura financeira da empresa. O anúncio, realizado nesta sexta-feira (25), destacou o impacto positivo das aquisições recentes e a expectativa de crescimento orgânico robusto nos próximos anos, apoiados por um cenário de receita sólida e diversificação geográfica.

A decisão de upgrade do rating acompanha uma série de investimentos estratégicos da Randon, incluindo as aquisições da Kuo Refacciones (México) e da European Braking Systems (Reino Unido).

Essas aquisições expandem a presença internacional da empresa e aumentam sua exposição ao segmento de peças de reposição, caracterizado por maior resiliência econômica. Com essas aquisições, a Randon estima que suas receitas internacionais ultrapassem 30% do total em 2025, reforçando sua posição em mercados fora do Brasil e reduzindo a dependência da economia doméstica​.

Além do crescimento da receita, a empresa também se beneficiará da maior margem Ebitda das empresas adquiridas, que gira em torno de 20%, superando a média de 15% da consolidada. Com essas operações, a S&P projeta que a receita líquida alcance R$ 15 bilhões em 2025, um crescimento expressivo em relação às projeções de 2024. Essa expansão não só eleva as margens da empresa como também fortalece a geração de caixa, fatores que sustentam a perspectiva de crescimento estável para os próximos anos.

Veja como dar os primeiro passos para viver de renda; clique aqui e acesse:

3 passos práticos para ganhar dinheiro trabalhando com investimento

Em relação à estrutura de capital, a Randon segue com uma alavancagem controlada. A S&P estima que a empresa mantenha um índice de dívida líquida sobre Ebitda em torno de 2 vezes, o que é visto como positivo para a saúde financeira e para a capacidade de suportar investimentos futuros. A agência de classificação de risco também destaca que a companhia está em uma posição sólida para continuar honrando suas obrigações financeiras, mesmo diante de um cenário de volatilidade econômica.

Outro ponto positivo no relatório é o forte nível de liquidez, que se traduz em um índice de cobertura de cerca de 1,6 vezes para os próximos 12 meses, acima do exigido em suas cláusulas contratuais. A empresa possui uma posição de caixa robusta, complementada pela geração de caixa operacional e uma linha de crédito adicional que lhe garante flexibilidade em situações adversas.

Por fim, a perspectiva estável atribuída pela S&P reflete a confiança de que a Randoncorp conseguirá consolidar suas aquisições, manter o crescimento orgânico e preservar sua sólida posição no mercado de implementos rodoviários e autopeças no Brasil e no exterior. No entanto, a agência alerta que uma deterioração significativa nas condições do mercado automotivo brasileiro, combinada com desafios na integração das aquisições, poderia impactar negativamente o rating no futuro.

Veja o comunicado da S&P sobre a Randon

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.