Home Carreira Recomeçar: a arte de fazer melhor aquilo que não deu certo

Recomeçar: a arte de fazer melhor aquilo que não deu certo

por Ricardo Pereira
0 comentário

Recomeçar é uma arte. Costumo a olhar com muita atenção pessoas que refazem sua trajetória, transformando o insucesso em uma nova oportunidade.

Dar a volta por cima é provavelmente um dom, que no Brasil costuma ser algo difícil. Diferente de outras culturas, o fracasso por aqui é encarado quase como algo imutável.

Nossa legislação é um grande entrave, nem o melhor advogado é capaz de conseguir fechar uma empresa sem demorar alguns anos para tanto. O “fracasso” te acompanha por um bom tempo.

Recentemente tive a feliz oportunidade de assistir uma palestra de Geraldo Rufino, autor do livro “O Catador de Sonhos”.

Um dos pontos que mais me chamou a atenção na palestra (e em um bate papo rápido com o Geraldo durante o evento) foi o modo simples como ele encara os problemas e seus recomeços.

Ebook gratuito recomendado:  Freelancer: Liberdade com muito trabalho e resultados

Fracassar, oportunidade de fazer de novo e melhor

Fracassar não é desistir dos sonhos. Fracassar pode (e deve) ser considerado uma oportunidade de aprimorar algo que não estava dando certo.

O recomeço passa por entender os erros. Por isso é fundamental ter uma visão mais ampla, e pessoas “de fora”, mas com experiência, podem ajudar muito nesse processo.

É comum encontrar gente de sucesso comentando a importância que os mentores tiveram ao longo de sua trajetória.

Só sobrevive quem consegue se adaptar

Encontrar saídas criativas para problemas e se adaptar ao mercado e ao poder de fogo da concorrência é importante. Ser pequeno, torna algumas operações mais rápidas. Isso é muito bom para superar momentos importantes e cruciais para os negócios.

Leitura recomendadaO fracasso (e não a escola) ensina sobre empreendedorismo e negócios

No último programa Tudo Sobre Seu Dinheiro, o meu amigo Conrado Navarro conversou com Edson Mackeenzy fundador do lendário Videolog, a primeira plataforma de vídeos do mundo.

O programa foi uma aula de empreendedorismo. Mack têm uma clareza extraordinária, e foi muito generoso ao contar um pouco de sua trajetória de sucesso, fracasso com o final do Videolog e a retomada de novos projetos.

Ele possui uma capacidade incrível de readaptação para novas realidades. Veja neste vídeo como foi a conversa deles:

https://www.youtube.com/watch?v=U1yH-pI4R1U

Clique aqui para assitir o vídeo

Conclusão

Fez e deu errado?! Não se esmoreça. A prática reserva alguns aprendizados poderosos que a teoria, por mais cuidadosa que seja, não vai conseguir prever.

Avance em seus projetos. Seja persistente. Avalie o fracasso de forma positiva, e aproveite os insights de colegas e amigos que compartilham suas experiências e contribuem para nos mostrar que empreender não é para os fracos. Abraços e até a próxima!

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.