Home Comprar ou VenderAções Rede D’Or e Bradesco fizeram uma “fusão disfarçada”

Rede D’Or e Bradesco fizeram uma “fusão disfarçada”

Atlântica D’Or, rede da joint-venture, já opera quatro hospitais e tem dois em construção

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Hospital São Luiz Alphaville, da Atlantica D'Or

A joint venture entre Rede D’Or (RDOR3) e a Atlântica Hospitais, subsidiária do Bradesco Seguros, configura uma “fusão disfarçada” entre as empresas, criando um forte alinhamento estratégico no mercado de saúde privado, avalia o BTG Pactual em um relatório publicado nesta terça-feira (22). A parceria, chamada Atlântica D’Or, já conta com quatro hospitais operacionais e outros dois em construção, com planos de expansão em diversas regiões estratégicas.

MBA Buffett Quadrado

Os analistas Samuel Alves, Yan Cesquim e Marcel Zambello afirmam que a união das operações, anunciada em maio do ano passado, amplia a participação de mercado em regiões-chave, enquanto reduz riscos na maturação dos ativos. “Esse forte alinhamento pode levar a muitos projetos adicionais de expansão para a joint venture, implicando uma possível fusão disfarçada dos grupos”, observaram os analistas. A Rede D’Or permanece como a principal recomendação do BTG no setor de saúde.

De acordo com o relatório, o negócio valida o sólido alinhamento entre a Rede D’Or e o Bradesco. A SulAmérica, integralmente controlada pela Rede D’Or, e o Bradesco juntas possuem 6,64 milhões de membros de saúde, ou cerca de 13% do mercado de saúde privado do Brasil e 22% dos prêmios.

Faça parte da Imersão Omaha e conheça Warren Buffett com Thiago Nigro

Veja o que o BTG disse sobre a Rede D’Or

Alinhamento estratégico entre Rede D’Or e Bradesco Seguros. A Atlântica D’Or já opera quatro hospitais e tem dois em construção. “Essa parceria valida o sólido alinhamento entre a Rede D’Or e o Bradesco, abrindo espaço para novos projetos de expansão conjunta”, destaca o relatório.

Presença robusta no mercado de saúde privado. Com a SulAmérica e o Bradesco, as empresas controlam 13% do mercado de saúde privado no Brasil e 22% dos prêmios de seguros. “Essa sinergia é essencial para o fortalecimento da joint venture”, afirmaram os analistas.

Exemplos regionais reforçam a tese. No projeto de Ribeirão Preto, o Bradesco detém 4,5% de participação de mercado, enquanto a SulAmérica não está entre os 10 maiores players. “A presença significativa do Bradesco reduz os riscos do processo de maturação do ativo”, explicaram os analistas.

Benefícios para outras empresas do grupo. O Fleury (FLRY3) pode ser um dos maiores beneficiados pela parceria, com oportunidades de novos contratos para diagnósticos nos hospitais da Atlântica D’Or. “O aumento da demanda por exames e análises clínicas impulsiona os serviços de diagnóstico B2B na região de Campinas“, afirmaram.

Impacto da aquisição estratégica em Campinas. Após a formação da Atlântica D’Or, o Fleury adquiriu a Confiance Medicina Diagnóstica, com 25 unidades na região de Campinas. “Acreditamos que essa aquisição tem ainda mais valor estratégico após a aliança entre o Bradesco e a Rede D’Or”, disse o relatório.

Expansão vai além da Atlântica D’Or. O Bradesco tem parcerias com outros fornecedores hospitalares, como o Hospital Albert Einstein e Mater Dei. No entanto, “o movimento com a Rede D’Or é, de longe, o projeto mais ambicioso da empresa”.

Forte execução operacional da Rede D’Or. Os analistas elogiaram a execução da Rede D’Or, destacando “um sólido momento de resultados, potenciais fusões e aquisições, e um robusto programa de recompra de ações”.

Avaliação atrativa. O valuation da Rede D’Or, avaliada em 13,5x P/L ajustado 2025, é considerado competitivo em relação a outros players de alta qualidade no Brasil. “Isso reforça nossa recomendação de compra para a RDPOR3”, afirmaram.

Projetos futuros impulsionam o setor. A joint venture serve como um modelo para expansão no setor de saúde brasileiro, com potencial para consolidar a Rede D’Or como líder do mercado.

Conclusão do BTG Pactual. “Vemos a Rede D’Or como uma combinação única de fundamentos sólidos, execução impecável e um valuation atrativo, posicionando-a como nossa principal recomendação no setor”, concluíram Alves, Cesquim e Zambello.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.