Não será um ano fácil, todos estamos de acordo.  Mas saber disto pode ser um fator positivo, pois podemos nos prevenir. Vai dar trabalho, sem dúvida, mas é neste trabalho que nos conhecemos melhor, nos corrigimos, nos fortalecemos e crescemos. Como pessoas e como empresários.

Alguém já disse que as crises também trazem, em seu centro, as melhores oportunidades. É isto que nos interessa ver e não perder mais de vista.

Enquanto escrevo, penso em planejamento financeiro e empreendedorismo, duas áreas importantes de nossas vidas, responsáveis por boa parte da nossa saúde, expressas na Roda da Vida. Quem quiser saber mais sobre o tema, poderá visitar o artigo que escrevi e está publicado no neste Dinheirama (clique aqui).

3 regras básicas para aproveitar 2015 com dinheiro no bolso

Como nas situações de crise é importante mantermos a calma e procurar manter nosso raciocínio bem oxigenado, em se falando de educação financeira, podemos pensar em algo bem simples.

Veja as três regras básicas para passar o ano com dinheiro no bolso:

  • Não gaste tudo o que ganha;
  • Não gaste mais do que ganha; e
  • Não gaste antes de ganhar.

São medidas simples, mas muito eficazes. Experimente-as!

Na mesma linha, na área do empreendedorismo, que podemos traduzir por colocar em ação nossas melhores habilidades e competências, precisamos ter muito claro o que temos para oferecer, como queremos oferecer e para quem queremos oferecer.

Nesta etapa, poderá nos ajudar revisitar as 5 perguntas mais importantes de Peter Drucker (1909-2005), considerado o pai da administração moderna:

  1. Qual é a nossa missão?
  2. Quem é o nosso cliente?
  3. O que o nosso cliente valoriza?
  4. Quais são os nossos resultados?
  5. Qual é o nosso plano?

Sim, é fundamental ter um “Plano”. Principalmente quando falamos de empreendimentos, pois eles nos possibilitam enxergar com mais clareza os caminhos que nos levarão ao sucesso da nossa empreitada.

É claro que apenas isto não vai nos garantir um 2015 de conquistas e prosperidade, pois temos que cuidar bem de todas as outras áreas da nossa vida, que refletirão diretamente em nosso trabalho, mas cuidando destas duas áreas já estaremos mais bem preparados para os desafios do ano.

Na medida das oportunidades, ao longo de 2015 voltarei a estes temas de maneira mais detalhada. Então, mãos à obra! Saúde, prosperidade, paz e alegria, estes são meus votos para você e sua família em 2015.

Foto “Hands with real”, Shutterstock.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários