Viver de Renda
Viver de Renda
Home Economia e Política Reunião do COPOM: o que acontecerá com a Taxa Selic?

Reunião do COPOM: o que acontecerá com a Taxa Selic?

por Ricardo Pereira
0 comentário
Reunião do COPOM: o que acontecerá com a Taxa Selic?

Reunião do COPOM: o que acontecerá com a Taxa Selic?Amanhã teremos mais uma reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), onde mais uma vez será definida a taxa básica de juros (a famosa Selic). O mercado espera ansiosamente a reunião que acontecerá poucos dias depois do anúncio do PIB muito abaixo do esperado em 2012.

A grande pergunta de boa parte dos analistas financeiros é qual será a postura do Banco Central em um momento onde algumas questões importantes estão em jogo. A primeira é justamente a expectativa para o crescimento em 2013, mais um “pibinho” poderá custar cacife político da Presidente Dilma para as eleições de 2014. O mercado também quer saber qual será a leitura que o Banco Central fará dos números de inflação.

Alguns já apostam que teremos aperto na política monetária ainda no primeiro semestre; alguns falam que a Selic subirá ainda esse ano até o patamar de 9%. A consultoria LCA, por exemplo, afirma que a distribuição de expectativas para a Selic nos próximos 12 meses agora se divide em duas correntes: uma que prevê a manutenção da taxa próxima do atual patamar e outra, mais dispersa, que prevê elevação da taxa para os arredores de 8,5% e 9%.

“Foi claro o movimento de migração do mercado da pesquisa do início do mês passado para esse, cuja concentração era de quase 50% nos arredores de 7,25% e apenas começava a se formar uma moda na casa dos 9,0%”, destaca a empresa em relatório a clientes.

Participe de uma promoção!
Enquanto ficamos na expectativa para saber qual será a decisão do Banco Central, resolvemos fazer uma promoção. Queremos saber a sua opinião: qual será a decisão do COPOM em relação à taxa Selic? Os participantes da promoção concorrerão a um livro autografado!

O Banco central irá?

  • Manter a taxa em 7,25% ao ano;
  • Baixar a taxa em 0,25% para 7% ao ano;
  • Aumentar em 0,25% para 7,5% ao ano ;
  • Nenhuma das alternativas.

Para participar, acesse e curta nossa fan page no Facebook – www.facebook.com/dinheirama – e vote na enquete que está em destaque por lá. É claro que para despertar o interesse e apimentar um pouco a brincadeira, vamos sortear entre os acertadores da enquete um exemplar autografado do nosso livro “Dinheirama – O Livro do Blog”.

Vale lembrar que acreditamos que o Banco Central adota todos os critérios técnicos necessários para que a decisão seja de acordo com os interesses do país. Digo isso para deixar claro que nossa enquete tem como objetivo principal tornar o assunto interessante e movimentar nossas redes sociais em torno de um tema tão relevante para o país.

Espero sua opinião. Acesse www.facebook.com/dinheirama e deixe seu voto. Até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.