Finclass
Home Economia Reunião do COPOM: o que acontecerá com a Taxa Selic?

Reunião do COPOM: o que acontecerá com a Taxa Selic?

por Ricardo Pereira
3 min leitura
Reunião do COPOM: o que acontecerá com a Taxa Selic?

Reunião do COPOM: o que acontecerá com a Taxa Selic?Amanhã teremos mais uma reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), onde mais uma vez será definida a taxa básica de juros (a famosa Selic). O mercado espera ansiosamente a reunião que acontecerá poucos dias depois do anúncio do PIB muito abaixo do esperado em 2012.

Finclass

A grande pergunta de boa parte dos analistas financeiros é qual será a postura do Banco Central em um momento onde algumas questões importantes estão em jogo. A primeira é justamente a expectativa para o crescimento em 2013, mais um “pibinho” poderá custar cacife político da Presidente Dilma para as eleições de 2014. O mercado também quer saber qual será a leitura que o Banco Central fará dos números de inflação.

Alguns já apostam que teremos aperto na política monetária ainda no primeiro semestre; alguns falam que a Selic subirá ainda esse ano até o patamar de 9%. A consultoria LCA, por exemplo, afirma que a distribuição de expectativas para a Selic nos próximos 12 meses agora se divide em duas correntes: uma que prevê a manutenção da taxa próxima do atual patamar e outra, mais dispersa, que prevê elevação da taxa para os arredores de 8,5% e 9%.

“Foi claro o movimento de migração do mercado da pesquisa do início do mês passado para esse, cuja concentração era de quase 50% nos arredores de 7,25% e apenas começava a se formar uma moda na casa dos 9,0%”, destaca a empresa em relatório a clientes.

Participe de uma promoção!
Enquanto ficamos na expectativa para saber qual será a decisão do Banco Central, resolvemos fazer uma promoção. Queremos saber a sua opinião: qual será a decisão do COPOM em relação à taxa Selic? Os participantes da promoção concorrerão a um livro autografado!

O Banco central irá?

Finclass
  • Manter a taxa em 7,25% ao ano;
  • Baixar a taxa em 0,25% para 7% ao ano;
  • Aumentar em 0,25% para 7,5% ao ano ;
  • Nenhuma das alternativas.

Para participar, acesse e curta nossa fan page no Facebook – www.facebook.com/dinheirama – e vote na enquete que está em destaque por lá. É claro que para despertar o interesse e apimentar um pouco a brincadeira, vamos sortear entre os acertadores da enquete um exemplar autografado do nosso livro “Dinheirama – O Livro do Blog”.

Vale lembrar que acreditamos que o Banco Central adota todos os critérios técnicos necessários para que a decisão seja de acordo com os interesses do país. Digo isso para deixar claro que nossa enquete tem como objetivo principal tornar o assunto interessante e movimentar nossas redes sociais em torno de um tema tão relevante para o país.

Espero sua opinião. Acesse www.facebook.com/dinheirama e deixe seu voto. Até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.