Todo mundo quer muito dinheiro e, de preferência, para ontem. Bom, se você acreditou que vai ler esse texto e ficar rico rápido, então faz parte daquela turma que quer tudo, mas não quer ralar por nada. Riqueza rápida não existe, não interessa o que te falaram.

Tirando a possibilidade (muito, mas muito remota) de ganhar na loteria ou em um cassino, o caminho para riqueza está muito mais ligado ao trabalho duro e disciplina, do que a qualquer outro fator exotérico, como por exemplo, sorte.

Ebook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você

Falando em sorte…

Se você tem uma saúde perfeita, mente e corpo funcionando bem, um teto, comida todo dia e uma família, considere-se o sujeito mais sortudo do mundo! Todas as ferramentas para buscar riqueza material estão no lugar.

Pare de lamentar e achar que aquele seu amigo “bem de vida” tem uma tremenda sorte e que você, não tem. A “sorte” é você quem faz! Assumindo risco e colocando a mão na massa para que as coisas aconteçam.

Já disse em outro texto que: “quer ser como Steve Jobs, assuma os mesmos riscos que ele”! Para conseguirmos grandes conquistas, temos de estar dispostos a despender esforço de forma proporcional ao tamanho desses sonhos.

Cuidar do dinheiro que se tem

O maior engano das pessoas é achar que o “segredo” é ganhar sempre mais. É claro que essa é “um parte” da equação. Mas a outra, que é a mais importante e a maioria ignora é, “cuidar muito bem do que já se tem”.

Tanta gente passa tanto tempo perseguindo o rabo do cometa, e esquece de agradecer e cuidar de suas conquistas. Muitas vezes deixam de lado as coisas concretas que já possui para perseguir algo que não existe.

Resultado: acaba ficando sem os dois.

Seja vigilante com seus gastos. Seja rígido com o consumo por impulso. Negocie, batalhe descontos e, JAMAIS gaste mais do que suas receitas. Só assim será possível conseguir folga para se investir e aumentar seu patrimônio.

Olho nas oportunidades

Que a sorte é você que faz, tenho pouca dúvida; mas, as oportunidades aparecem para nós durante a vida, e aí, até pode-se chamar de sorte. No entanto, oportunidades ignoradas o desperdiçadas tem a mesma serventia que um carro sem combustível.

Se por um lado você deve cuidar do que tem, por outro, não significa deixar em cima de seu dinheiro e esperar a vida passar. Estar atento às oportunidades e disposto a agarrá-las é um passo essencial para a riqueza material.

O cuidado deve estar nas “oportunidades-únicas-muito-boas-para-serem-verdade”. Se parece bom demais, provavelmente, é porque é fria! As boas oportunidades de verdade trazem consigo grande responsabilidade e necessidade clara de dedicação.

Aquelas que prometem muito por um esforço mínimo, normalmente, são problemas disfarçados de oportunidade. Por isso, seja criterioso antes de assumir riscos, afinal, até para assumi-los é preciso ter cuidado.

Investimentos

Já tirou seu dinheiro da poupança? Essa é a primeira coisa a se fazer. Até que você aprenda o suficiente, o Tesouro Selic é uma ótima opção. Veja esse vídeo que os amigos Giovanni e Conrado falam do assunto.

Feito isso, invista em VOCÊ. Devore livros, sites, faça cursos, e aprenda tudo o que conseguir sobre assuntos que vão te ajudar no caminho de seus sonhos. Não há investimento melhor do que em aprendizado.

Lembre-se, não é necessariamente investir dinheiro em cursos. O bem mais precioso que temos é o TEMPO, e esse é o melhor investimento que pode fazer: investir seu tempo em adquirir conhecimento, já que tem tanto conteúdo gratuito disponível.

Conclusão

Sinto tê-lo desapontado, e, ao final desse texto, sua conta corrente não ter cifras com sete dígitos. Tudo isso foi para chamar sua atenção de que, é possível sim enriquecer, mas não é simples, rápido e nem fácil.

Como já disse antes: se eu soubesse a fórmula mágica para a riqueza instantânea, ou eu não a contaria por nada, ou cobraria preços proibitivos pelo “grande segredo”. Não se deixe enganar! Não dê dinheiro para vigaristas disfarçados de guru; não enriqueça esses caras.

Você é capaz de conseguir. Só precisa ajustar suas expectativas e preparar-se para a batalha. Tenha confiança em si mesmo, que uma vida plena e próspera estará te esperando. Grande abraço e aproveite o fim de semana!

Leitura recomendada: 3 ideias de investimentos para você realizar em 2017

Renato De Vuono
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários