Home Cripto Robinhood vence investidores em processo sobre ações meme

Robinhood vence investidores em processo sobre ações meme

O tribunal também rejeitou alegações de que a plataforma foi negligente ao não impedir que investidores perdessem dinheiro

por Reuters
0 comentário

A corretora digital Robinhood Markets derrotou nesta quinta-feira investidores em um processo que acusava a companhia de impedi-los de negociar 13 “ações meme” na plataforma durante um frenesi do mercado acionário norte-americano que impactou fundos de hedge em janeiro de 2021.

Clientes que possuíam ações como AMC Entertainment, Bed Bath & Beyond e GameStop alegaram na ação coletiva que perderam dinheiro porque foram impedidos de comprar mais papeis em um momento em que mídias sociais alimentavam um rali de preços no mercado.

Outros detentores de ações também disseram que foram prejudicados, porque as restrições acabaram fazendo com que os preços de suas ações caíssem.

Mas em decisão unânime, o Tribunal de Apelações em Atlanta disse que o contrato padrão dos clientes da Robinhood autorizava especificamente as restrições e não sugeria que a Robinhood aceitasse todas as ordens de negócios dos investidores.

O tribunal também rejeitou alegações de que a plataforma foi negligente ao não impedir que investidores perdessem dinheiro ou que falhou em garantir que seus “sistemas de missão crítica” funcionassem corretamente.

“Quando a Robinhood restringiu a capacidade de seus clientes de comprar ações de meme, foi um golpe considerável – e talvez justificável – no tribunal da opinião pública”, escreveu a juíza Britt Grant. “Mas neste tribunal, a Robinhood só é responsável por deveres legais específicos.”

Advogados dos queixosos não comentaram o assunto. Robinhood e seus advogados não se manifestaram.

O frenesi das ações de memes foi alimentado em parte por investidores que usavam redes sociais como o Twitter e fóruns como WallStreet Bets.

Isso levou a um “short squeeze” que causou grandes perdas para fundos de hedge que apostavam que os preços das ações cairiam.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.