Home Empresas Rumo tem alta de 56% no lucro do 3º tri com volume recorde

Rumo tem alta de 56% no lucro do 3º tri com volume recorde

Projeções compiladas pela LSEG apontavam lucro de 460,4 milhões, Ebitda de 1,66 bilhão e receita de 3,13 bilhões de reais.

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Dinheirama/André Torres)

A Rumo (RAIL3) teve lucro líquido de 483 milhões de reais no terceiro trimestre, uma alta de 56,1% frente ao mesmo período do ano passado, em resultado marcado por volume transportado recorde, bem como expansão de receitas.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou 1,815 bilhão de reais nos três meses encerrados ao final de setembro, aumento de 27% ano a ano, com a margem Ebitda passando de 48,4% para 57,2%.

No período de julho a setembro, o volume total transportado somou 21,157 bilhões de TKUs, acréscimo de 4,4%, enquanto a receita operacional líquida avançou 7,6%, para 3,175 bilhões de reais, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira.

Projeções compiladas pela LSEG apontavam lucro de 460,4 milhões, Ebitda de 1,66 bilhão e receita de 3,13 bilhões de reais.

A transportadora logística afirmou que o volume recorde reflete o momento de forte demanda para o transporte de commodities agrícolas, enquanto acrescentou que desempenho também demonstra a continuidade da melhora das condições de segurança e tráfego na região da Baixada Santista (SP).

De acordo com a Rumo, o resultado foi impulsionado pelo volume de grãos, com destaque para o milho e o farelo de soja, ambos com alta de 8%, além do açúcar e do combustível, que subiram 10% e 7% respectivamente.

Rumo
(Imagem: Reprodução/ Facebook da Rumo)

O grupo também relatou crescimento de 10% da tarifa consolidada, citando competitividade do modal ferroviário, mesmo com a queda de 39% no preço do combustível.

O market share na exportação de grãos pelo Porto de Santos recuou a 52,9% no terceiro trimestre, de 68,6% um ano antes, o que a empresa atribuiu, entre outros fatores, a um mercado de grãos “bastante aquecido, que acabou direcionando a demanda excedente para terminais de outras ferrovias e para terminais rodoviários”.

Os investimentos no período somaram 895 milhões de reais, de 607 milhões nos mesmos meses de 2022, com o capex recorrente crescendo 17%, para 346 milhões de reais, e o de expansão (excluindo crescimento da Rumo no Mato Grosso) subindo 55%, a 482 milhões de reais.

A empresa disse que os investimentos realizados no projeto Extensão da Rumo no MT, que está em sua primeira fase, conectando o terminal de Rondonópolis ao futuro terminal de Campo Verde, alcançaram 68 milhões de reais no trimestre.

“O projeto segue avançando na fase inicial do empreendimento, com destaque para os processos fundiário e de licenciamento, com as emissões das licenças de instalação de aproximadamente 188 quilômetros já emitidas.”

No final de setembro, alavancagem medida pela relação da dívida líquida sobre o Ebitda estava em 1,8 vez, de 2 vezes um ano antes.

Veja o documento abaixo:

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.