Home Empresas Rumo tem salto no lucro no 2º tri com maiores volumes e queda no diesel

Rumo tem salto no lucro no 2º tri com maiores volumes e queda no diesel

A Rumo afirmou que o recorde no volume foi obtido depois de melhora nas condições de segurança e tráfego na região da Baixada Santista

por Reuters
3 min leitura
Rumo

A transportadora ferroviária Rumo (RAIL3) teve lucro líquido de 167 milhões de reais no segundo trimestre, avanço de mais de cinco vezes sobre o desempenho de um ano antes, impulsionado por maiores volumes transportados e redução no preço do combustível.

A companhia, maior operadora ferroviária independente do Brasil, apurou uma geração de caixa medida pelo lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 1,45 bilhão de reais, avanço de 20,9% sobre um ano antes.

Segundo a empresa, no período, o volume transportado cresceu 9,4%, para um recorde de 20,4 bilhões de TKUs, enquanto a receita líquida subiu 12,1%, para 2,76 bilhões de reais. O custo variável caiu 8%, “refletindo principalmente a redução de 29% no preço do combustível”.

A Rumo afirmou que o recorde no volume foi obtido depois de melhora nas condições de segurança e tráfego na região da Baixada Santista, onde composições vinham sendo atacadas por grupos de populares antes da chegada ao porto. A empresa também citou forte “demanda para transporte de commodities agrícolas”, como soja, açúcar e fertilizantes, cujos volumes cresceram 27%, 26% e 19%, respectivamente, no período.

A companhia afirmou que o mercado de grãos no período se mostrou “bastante aquecido” em um efeito que acabou direcionando demanda excedente de cargas para outros terminais e ferrovias. A participação de mercado da empresa em Santos fechou o trimestre em 48,4% ante 52,8% um ano antes.

A empresa terminou junho com alavancagem medida pela dívida líquida sobre Ebitda de 2 vezes ante 2,2 vezes no final de março.

A empresa ainda revisou suas estimativas para o ano. Agora, a Rumo projeta Ebitda ajustado entre 5,4 bilhões e 5,7 bilhões de reais, de 5,4 bilhões a 5,8 bilhões de reais anteriormente.

A previsão de investimentos no período também foi alterada para entre 3,6 bilhões e 3,8 bilhões de reais, contra intervalo anterior de 3,6 bilhões a 4 bilhões de reais.

E a projeção de volume em 2023 recuou para de 76 bilhões a 78 bilhões de reais de TKU, ante de 80 bilhões a 83 bilhões de reais.

Veja o resultado abaixo:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.