Home Economia e Política Rússia adverte sobre “enorme perigo” caso Otan envie tropas para Ucrânia

Rússia adverte sobre “enorme perigo” caso Otan envie tropas para Ucrânia

A Otan tem apoiado a Ucrânia na guerra, fornecendo-lhe armas cada vez mais poderosas

por Reuters
0 comentário

A Rússia disse nesta quarta-feira que o envio de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para a Ucrânia seria extremamente perigoso e que está atenta a uma petição ucraniana que pede tal intervenção.

A petição, publicada no site do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, diz que a Ucrânia deve pedir aos Estados Unidos, Reino Unido e a outros países que enviem tropas para ajudá-la a repelir a invasão da Rússia.

“O regime de Kiev é bastante imprevisível”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, quando perguntado sobre o assunto em seu briefing diário.

“Temos dito repetidamente que a intervenção direta nesse conflito por parte dos militares dos países da Otan acarreta potencialmente um enorme perigo, portanto, consideramos isso uma provocação extremamente desafiadora, nada menos do que isso e, é claro, estamos observando tudo com muito cuidado.”

Não estava claro se a petição reuniria o número necessário de votos – 25.000 – para exigir que Zelenskiy se posicione sobre o pedido. Nesta quarta-feira, a petição havia atraído 1.594 votos.

(Imagem: Володимир Зеленський/ Facebook)

A Otan tem apoiado a Ucrânia na guerra, fornecendo-lhe armas cada vez mais poderosas, incluindo tanques e mísseis de longo alcance, mas não interveio diretamente com tropas – algo que o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente russo, Vladimir Putin, têm alertado que poderia levar à Terceira Guerra Mundial.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que a questão do envio de tropas ocidentais para a Ucrânia surgirá “legitimamente” se a Rússia romper as linhas ucranianas e Kiev solicitá-las.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse nesta quarta-feira que a Rússia teria como alvo as tropas francesas se elas fossem enviadas à Ucrânia.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.