Home Economia e Política Rússia diz que expulsou Exército ucraniano de 547 km² de território este ano

Rússia diz que expulsou Exército ucraniano de 547 km² de território este ano

A Rússia controla cerca de 18% da Ucrânia no leste e no sul e vem ganhando terreno desde que a contraofensiva de Kiev

por Reuters
0 comentário

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que suas tropas assumiram o controle de 547 quilômetros quadrados de território este ano no que ele chamou de “novas regiões” da Rússia, uma referência a quatro regiões ucranianas que Moscou diz ter anexado.

Shoigu, em comentários na sexta-feira aos comandantes militares seniores, afirmou que as forças ucranianas estavam recuando ao longo de toda a linha de frente e que as tropas russas estavam rompendo o que ele chamou de uma rede de fortalezas ucranianas.

“Unidades do Exército ucraniano estão tentando se agarrar a linhas individuais, mas, sob nosso ataque, são forçadas a abandonar suas posições e recuar”, disse Shoigu.

“Nas últimas duas semanas, as Forças Armadas russas libertaram os assentamentos de Novobakhmutivka, Semenivka e Berdychi na República Popular de Donetsk”, declarou ele, referindo-se ao nome que a Rússia usa para uma das quatro regiões anexadas.

(Imagem: REUTERS/Alexander Ermochenko)
(Imagem: REUTERS/Alexander Ermochenko)

O principal comandante da Ucrânia disse no domingo que as tropas de Kiev, em menor número, haviam recuado para novas posições a oeste de três vilarejos no front oriental.

Moscou disse em setembro de 2022, sete meses depois de enviar tropas para a Ucrânia, que havia incorporado quatro regiões ucranianas – Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia – em seu próprio território soberano, apesar de não controlar totalmente nenhuma delas.

A Ucrânia afirmou que a medida foi uma apropriação ilegal de terras e que planeja expulsar todos os soldados russos de seu território, inclusive da Crimeia, que Moscou anexou em 2014.

A Rússia controla cerca de 18% da Ucrânia no leste e no sul e vem ganhando terreno desde que a contraofensiva de Kiev em 2023 não conseguiu fazer nenhuma incursão séria contra as tropas russas bem entrincheiradas.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.