Home Economia e Política Rússia pode anexar regiões separatistas da Geórgia, diz Medvedev

Rússia pode anexar regiões separatistas da Geórgia, diz Medvedev

Embora as relações da Rússia com a Geórgia tenham melhorado, Medvedev acusou o Ocidente de criar tensões em todo o país

por Reuters
0 comentário
Vice-presidente do conselho de segurança da Rússia, Dmitry Medvedev

O vice-presidente do conselho de segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, disse que Moscou pode anexar as regiões separatistas da Geórgia, a Ossétia do Sul e a Abkházia.

“A ideia de ingressar na Rússia ainda é popular na Abkházia e na Ossétia do Sul”, escreveu Medvedev, ex-presidente russo, em um artigo publicado pelo jornal Argumenty I Fakty.

“Poderia ser implementado se houvesse boas razões para isso”, disse Medvedev, que se apresenta como uma das vozes políticas mais duras da Rússia desde que suas forças invadiram a Ucrânia em fevereiro de 2022.

A Geórgia perdeu o controle sobre as regiões após o colapso da União Soviética. Moscou reconheceu sua independência em 2008, após a tentativa da Geórgia de recuperar o controle da Ossétia do Sul à força, o que levou a um contra-ataque russo.

Embora as relações da Rússia com a Geórgia tenham melhorado desde então, Medvedev acusou o Ocidente de criar tensões em todo o país ao discutir sua possível admissão pela Otan. 

“Não vamos esperar que nossas preocupações se tornem mais próximas da realidade”, disse Medvedev no artigo que marcou o 15º aniversário do reconhecimento da independência da região, referindo-se a uma possível anexação.

As autoridades georgianas afirmaram repetidamente que estão empenhadas em aderir à aliança militar liderada pelos Estados Unidos, que preservaria a integridade territorial do país.

A Rússia declarou as anexações de quatro províncias da Ucrânia em setembro do ano passado, Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, mas nenhuma é reconhecida internacionalmente.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.