O Kremlin afirmou nesta quinta-feira que as entregas de sistemas de mísseis táticos de longo alcance do Exército dos EUA (ATACMS) para a Ucrânia não mudarão o resultado da guerra, mas criarão mais problemas para a própria Ucrânia.
Nas últimas semanas, os Estados Unidos enviaram secretamente mísseis de longo alcance para a Ucrânia, que até agora os utilizou duas vezes, disse uma autoridade dos EUA na quarta-feira.
Os mísseis foram usados pela primeira vez em 17 de abril contra um aeródromo russo na Crimeia, a cerca de 165 km das linhas de frente ucranianas, segundo a autoridade.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres: “Os EUA estão diretamente envolvidos nesse conflito. Eles estão seguindo o caminho de aumentar o alcance operacional dos sistemas de armas que fornecem”.
Ele acrescentou: “Isso não mudará fundamentalmente o resultado da operação militar especial. Alcançaremos nosso objetivo. Mas isso causará mais problemas para a própria Ucrânia”.
O envio dos sistemas de mísseis táticos do Exército (ATACMS) com alcance de até 300 km foi um assunto de debate no governo Biden durante meses. Os ATACMS de médio alcance foram fornecidos em setembro passado.