Home Agronegócio Rússia renova quota para importação de carne bovina e de aves do Brasil

Rússia renova quota para importação de carne bovina e de aves do Brasil

A Rússia permitirá a importação de 570 mil toneladas de carne bovina do Brasil com imposto reduzido de 50% para 15%

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O governo da Rússia renovou uma quota para importação de carne bovina e de frango do Brasil com tarifa reduzida a partir de 1º de janeiro, informou o Ministério da Agricultura brasileiro nesta sexta-feira.

A Rússia permitirá a importação de 570 mil toneladas de carne bovina do Brasil com imposto reduzido de 50% para 15%, além de 364 mil toneladas de carne de aves com tarifa zero.

O ministério disse ter recebido “com satisfação” a decisão, à medida que busca fortalecer os laços comerciais com a Rússia, e acrescentou que as exportações brasileiras de carne bovina e carne de aves para o mercado russo continuaram a crescer em 2023, após somarem 278 milhões de dólares no ano passado.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e de frango. A Rússia é um importante fornecedor de insumos agrícolas, como fertilizantes, para o Brasil.

Em nota, o ministério acrescentou que a União Econômica Eurasiática (UEEA) também anunciou quotas para importação de 124,5 mil toneladas de carne bovina com isenção de tarifa, sendo 100 mil toneladas para o mercado russo e o restante distribuído entre os quatro outros países-membros (Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão). 

A medida valerá de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

“Além das quotas já anunciadas, estão sendo discutidas medidas adicionais de interesse do agronegócio brasileiro”, afirmou o ministério, acrescentando que a Rússia considera instituir uma quota para importação de 1,2 bilhão de unidades ovos, com tarifa zero, válida para primeiro semestre de 2024.

“O governo brasileiro continuará trabalhando para fortalecer a relação comercial com a Rússia e a UEEA de modo a garantir a ampliação do acesso àqueles mercados dos produtos agrícolas brasileiros”, acrescentou.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.