Home Economia e Política Rússia tem 25 mil soldados para invadir Chasiv Yar, diz Ucrânia

Rússia tem 25 mil soldados para invadir Chasiv Yar, diz Ucrânia

A captura de Chasiv Yar aproximaria a Rússia de duas cidades estrategicamente importantes sob controle ucraniano, Kramatorsk e Sloviansk

por Reuters
0 comentário

A Rússia tem uma força de 20.000 a 25.000 soldados tentando invadir a cidade de Chasiv Yar, no leste da Ucrânia, e as aldeias vizinhas, disseram militares ucranianos nesta segunda-feira, descrevendo a situação na área como difícil.

A Ucrânia tem controle total de Chasiv Yar, que fica em um terreno estratégico elevado na região parcialmente ocupada de Donetsk, mas o principal comandante ucraniano disse que a Rússia quer capturar a cidade até 9 de maio, quando se comemora o Dia da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial.

“A situação ao redor da cidade é difícil, mas é possível controlá-la… Nossos defensores estão recebendo reforços e estabilizando a linha”, disse Nazar Voloshyn, porta-voz do comando militar do leste.

“Há algo em torno de 20.000 a 25.000 militares russos tentando invadir Chasiv Yar e os arredores dos assentamentos próximos a ela”, disse ele em comentários televisionados na emissora pública Suspilne.

A captura de Chasiv Yar aproximaria a Rússia de duas cidades estrategicamente importantes sob controle ucraniano, Kramatorsk e Sloviansk.

A Rússia já está avançando, mas espera-se que a assistência militar dos EUA, há muito adiada, chegue à Ucrânia para aliviar a escassez crítica de munição em questão de dias, após a aprovação final prevista para esta semana.

“É difícil para nossos soldados, mas receber a assistência necessária equilibrará a situação”, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy.

Tanques russos ocupa, uma fortaleza nas proximidades de Chasov Yar, Ucrâni
Tanques russos ocupa, uma fortaleza nas proximidades de Chasov Yar, Ucrânia (Imagem: Ministério da Defesa da Rússia/ Telegram)

Avanço russo

O ministério da Defesa da Rússia divulgou no Telegram um vídeo em que tanques neutralizaram posições de tiro detectadas e grupos equipados com lançadores de granadas automáticos e dominaram as seções de morteiros da Ucrânia na região de Chasiv Yar.

“Após o trabalho do grupo blindado, grupos de assalto de paraquedistas do Transbaikal moveram-se para tomar a fortaleza. Os grupos de assalto conseguiram quebrar a resistência dos restantes militantes da AFU, ocupar e destruir o reduto”, informou o ministério.

Quatro militares ucranianos teriam sido feitos prisioneiros.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.