Home Economia e Política Rússia tem 25 mil soldados para invadir Chasiv Yar, diz Ucrânia

Rússia tem 25 mil soldados para invadir Chasiv Yar, diz Ucrânia

A captura de Chasiv Yar aproximaria a Rússia de duas cidades estrategicamente importantes sob controle ucraniano, Kramatorsk e Sloviansk

por Reuters
0 comentário
Soldados da Ucrânia

A Rússia tem uma força de 20.000 a 25.000 soldados tentando invadir a cidade de Chasiv Yar, no leste da Ucrânia, e as aldeias vizinhas, disseram militares ucranianos nesta segunda-feira, descrevendo a situação na área como difícil.

A Ucrânia tem controle total de Chasiv Yar, que fica em um terreno estratégico elevado na região parcialmente ocupada de Donetsk, mas o principal comandante ucraniano disse que a Rússia quer capturar a cidade até 9 de maio, quando se comemora o Dia da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial.

“A situação ao redor da cidade é difícil, mas é possível controlá-la… Nossos defensores estão recebendo reforços e estabilizando a linha”, disse Nazar Voloshyn, porta-voz do comando militar do leste.

“Há algo em torno de 20.000 a 25.000 militares russos tentando invadir Chasiv Yar e os arredores dos assentamentos próximos a ela”, disse ele em comentários televisionados na emissora pública Suspilne.

A captura de Chasiv Yar aproximaria a Rússia de duas cidades estrategicamente importantes sob controle ucraniano, Kramatorsk e Sloviansk.

A Rússia já está avançando, mas espera-se que a assistência militar dos EUA, há muito adiada, chegue à Ucrânia para aliviar a escassez crítica de munição em questão de dias, após a aprovação final prevista para esta semana.

“É difícil para nossos soldados, mas receber a assistência necessária equilibrará a situação”, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy.

Tanques russos ocupa, uma fortaleza nas proximidades de Chasov Yar, Ucrâni
Tanques russos ocupa, uma fortaleza nas proximidades de Chasov Yar, Ucrânia (Imagem: Ministério da Defesa da Rússia/ Telegram)

Avanço russo

O ministério da Defesa da Rússia divulgou no Telegram um vídeo em que tanques neutralizaram posições de tiro detectadas e grupos equipados com lançadores de granadas automáticos e dominaram as seções de morteiros da Ucrânia na região de Chasiv Yar.

“Após o trabalho do grupo blindado, grupos de assalto de paraquedistas do Transbaikal moveram-se para tomar a fortaleza. Os grupos de assalto conseguiram quebrar a resistência dos restantes militantes da AFU, ocupar e destruir o reduto”, informou o ministério.

Quatro militares ucranianos teriam sido feitos prisioneiros.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.