Home Empresas Sabesp revela nova política de dividendos

Sabesp revela nova política de dividendos

Os valores podem variar de até 50% lucro líquido ajustado de 2026 e 2027, até 75% em 2028 e 2029, e até 100% a partir de 2030

por Gustavo Kahil
0 comentário

A Sabesp (SBSP3), que está em processo de privatização, anunciou na noite de sexta-feira (14) a sua nova política de dividendos.

Segundo a empresa de saneamento de São Paulo, as mudanças terão a sua entrada em vigor condicionada à liquidação da oferta pública de distribuição de ações.

“O objetivo da política é definir as práticas a serem adotadas pela companhia quanto à remuneração dos acionistas, de modo a dar transparência ao mercado e aos investidores, proporcionando-lhes previsibilidade nos rendimentos e buscando atender aos melhores padrões de governança corporativa, sem prejuízo à universalização dos serviços de saneamento básico na área operada, pela Companhia, no Estado de São Paulo e execução de seu plano de investimentos”, explica o documento.

Limites para os dividendos

A distribuição dos recursos aos acionistas terá como base um índice obtido pela divisão da Dívida Líquida pelo Ebitda ajustado da Companhia em 31 dezembro do respectivo exercício social.

Os valores podem variar de até 50% lucro líquido ajustado de 2026 e 2027, até 75% em 2028 e 2029, e até 100% a partir de 2030.

Além dos gatilhos financeiros, o fator U, que leva em conta as metas de universalização do sistema, terá o seu papel. Quando ele for zero, os percentuais se mantêm.

Porém, caso ele suba, eles caem até para o mínimo obrigatório.

Caso o Fator U seja superior a zero, mas inferior ou igual a 1%, o limite será 80%. Quando superior a 1%, mas abaixo de 2%, o limite vai a 60%. Já acima de 2%, a distribuição será a mínima.

Veja o documento da Sabesp

Sabesp FR – 14-06-2024 – No… by gustavo.kahil

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.